sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Elas cantam Roberto Carlos - NANA CAYMMI



Olá, amigos.

A série Elas cantam Roberto Carlos traz mais uma cantora que interpretou Roberto Carlos no tributo que aconteceu em maio no Municipal de São Paulo. O show se tornou um disco duplo e em breve será um DVD, mais um acontecimento pelos 50 anos de carreira de RC.

NANA CAYMMI é o nome artístico de Dinahir Tostes Caymmi, cantora que tem uma família bem musical - é filha do compositor Dorival Caymmi e da cantora Stela Maris e irmã de Danilo e Dori. Seu primeiro registro fonográfico veio aos 19 anos, no LP de seu pai. Ela participou da gravação de Acalanto em 1960, música que Caymmi escreveu para ela - em 1972, Roberto Carlos faria uma leitura desta música em seu LP.

Após alguns anos morando na Venezuela (acompanhando o médico Gilberto Paoli, seu primeiro marido, pai dos seus filhos Stella, Teresa e Denise Maria), onde gravou seu LP Nana, com arranjos de Oscar Castro Neves em 1963. No ano seguinte, veio mais uma reunião musical da família Caymmi em registro fonográfico: Caymmi visita Tom e leva seus filhos Nana, Dori e Danilo.

Um ano depois de seu retorno ao Brasil (ao se separar do seu marido), Nana defendeu a venchttp://www.blogger.com/img/blank.gifedora do I Festival Internacional da Canção - Saveiros, de Nelson Motta e Dori Caymmi. Também participou durante um ano do programa Ensaio geral, na TV Record, ao lado de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tuca, Toquinho e Maria Bethânia.

10 anos depois de sua participação ao lado da família, Nana voltou a lançar um disco. E ainda viriam outros quatro na década de 1970, e oito na década de 1980 (um deles com César Camargo Mariano e outros dois na companhia dos irmãos Danilo e Dori Caymmi).

Nos anos 90, viria uma curiosidade. Nana Caymmi emplacaria muitas músicas em trilhas de novelas da TV Globo. Novelas como Fascinação (do SBT) e Suave veneno (da TV Globo), além da minissérie Hilda Furacão tiveram como temas de abertura músicas gravadas por Nana Caymmi - na ordem, Fascinação, Suave veneno e Resposta ao tempo.



A teledramaturgia mostrou por duas vezes o encontro de Nana Caymmi com Roberto Carlos. Na novela Pecado capital (exibida às 18h em 1999 na TV Globo) e neste 2009 na novela Caminho das Índias, o dueto de Nana com Erasmo Carlos para Não se esqueça de mim esteve na trilha musical. Ambas as novelas são assinadas por Glória Perez (a primeira é uma adaptação de texto original de Janete Clair).

É esta música que Nana Caymmi cantou, sozinha, no palco do Municipal. Gravada originalmente em 1977, ela ficou novamente inesquecível no tributo Elas cantam Roberto.

Segue a letra! Na foto, Nana durante o show.

Abraços a todos, Vinícius.

NÃO SE ESQUEÇA DE MIM - Roberto e Erasmo

Onde você estiver não se esqueça de mim
Com quem você estiver não se esqueça de mim
Eu quero apenas estar no seu pensamento
Por um momento pensar que você pensa em mim

Onde você estiver não se esqueça de mim
Mesmo que exista outro amor que te faça feliz
Se resta em sua lembrança um pouco do muito que eu te quis
Onde você estiver não se esqueça de mim

Eu quero apenas estar no seu pensamento
Por um momento pensar que você pensa em mim

Onde você estiver não se esqueça de mim
Quando você se lembrar não se esqueça que eu
Que eu não consigo apagar você da minha vida
Onde você estiver não se esqueça de mim
Não se esqueça de mim, não se esqueça de mim...

2 comentários:

Everaldo Farias disse...

Essa é demais, literalmente demais...

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Anônimo disse...

Fantástico, bicho !

Eu gosto muito da Nana Caymmi, ela tem uma voz muito bonita, um primor !

E a canção por ela defendida é fantástica também. "Não Se Esqueça De Mim", um dos melhores números do disco.

PS: Estou com o meu Diário De Um Salafrário. Super feliz. Em poucos dias te mando o dinheiro.