quarta-feira, 29 de abril de 2009

50 anos de emoções - 1964



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções continua a recordar, ano a ano, a trajetória de Roberto Carlos no cenário musical brasileiro. Trata-se de uma retrospectiva para mostrar também os fatos que marcaram cada parte deste 50 anos pelo Brasil e pelo mundo.

1964 foi um ano no qual a corrida espacial prosseguiu na Guerra Fria. A União Soviética lançou, em outubro, seu foguete Vokshod 1, que em 24 horas e 17 minutos de voo deu 16 voltas ao redor da Terra. A viagem de risco (como foi tudo feito às pressas, os pilotos da espaçonave não vestiam trajes espaciais e o foguete não tinha banco ejetor nem abertura de escape na sua cápsula) aconteceu no mesmo dia da posse de Leonid Brejnev no cargo de secretário-geral do Partido Comunista da URSS. Em território africano, mais um país iniciava a luta por sua independência em relação a Portugal: Moçambique, através de campanhas da Frente de Liberação de Moçambique (a FRELIMO).

Enquanto a África conseguia mais um passo para sua liberdade, o Brasil conhecia os primeiros passos de um retrocesso político. O tom populista de João Goulart incomodava alguns poderosos brasileiros, que temiam a ameaça do comunismo no país. Um grupo de militares conspirou um golpe, que eclodiu na madrugada do dia 31 de março para o dia primeiro de abril.

Apoiados por setores conservadores da sociedade brasileira, da Igreja Católica e com financiamento dos Estados Unidos, os militares iniciaram um levante nos principais estados, prendendo políticos de esquerda, como Miguel Arraes (governador de Pernambuco) e João Dória (governador de Sergipe) e obrigando outras pessoas a fugirem do país - dentre eles, o próprio presidente João Goulart, que depois de uma fuga para o Rio Grande do Sul, conseguiu partir para o exílio.

No poder, os militares baixaram os primeiros atos institucionais. No Ato Institucional Número 1 (de 9 de abril), foram determinadas as suspensões dos direitos constitucionais a princípio durante seis meses, além de pessoas consideradas opositoras ao regime terem seus direitos cassados por 10 anos. O ato sugeria que os "subversivos" fossem presos ou até mesmo deixassem o Brasil.

O Congresso foi fechado, e também foi determinado que as eleições presidencias acontecessem de maneira indireta. O primeiro colégio eleitoral encaminhou o nome do Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, que tomou posse em 11 de abril de 1964.

Os Beatles desembarcavam nos Estados Unidos, detendo 14 posições dentre as 100 músicas mais tocadas na revista de música Billboard quando Roberto Carlos lançava mais um LP regado de canções no ritmo do "iê-iê-iê". Ao final do ano de 1964, vinha seu terceiro disco, intitulado É proibido fumar. Eis as canções:

LADO A

1 - É proibido fumar, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Um leão está solto nas ruas, de Rossini Pinto

3 - Rosinha, de Oswaldo Audi e Julio Athayde

4 - Broto do jacaré, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Jura-me, de Jovenil Santos

6 - Meu grande bem, de Helena dos Santos

LADO B

1 - O calhambeque (Road Hog), de Gwem e John Laudermilk, com versão de Erasmo Carlos

2 - Minha história de amor, de José Messias

3 - Nasci para chorar (Born to cry), de Dion de Mucci, com versão de Erasmo Carlos

4 - Amapola, de Joseph Lacalle, com versão de Roberto Carlos

5 - Louco não estou mais, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

6 - Desamarre meu coração (Unchain' my heart), de Agnes Jones e Fred James, com versão de Roberto Carlos

Logo em seguida, Roberto usaria estas canções em estradas do mercado exterior, através do disco Roberto Carlos canta a la juventud. Nele, RC cantaria as 12 canções de É proibido fumar com versões em espanhol.

Em seu repertório lançado em 1964, Roberto Carlos mais uma vez recorreu a compositores de seu início de carreira, como Jovenil Santos, Helena dos Santos e José Messias. Ao lado de repertório romântico, casos de Rosinha e Meu drande bem, RC encontrou espaço para narrar historinhas mais irreverentes, como Um leão está solto nas ruas e Broto do jacaré.

A presença de Erasmo Carlos permanecia forte em seu repertório, e proporcionou um sucesso, que Roberto definiu muito bem em seu Roberto Carlos Especial de 1983: "Um cara estacionou um calhambeque na minha porta com palavras em português". Era O calhambeque, mais uma das muitas histórias que só acontecem com RC.

Erasmo também versionou Born to cry, que se tornou o protesto Nasci para chorar, na qual Roberto cantava o lamento de um homem que relatava o defeito de ser triste.

Roberto decidiu se arriscar a trazer para o português alguns sucessos estrangeiros. De Lacalle, Amapola se tornou lindíssima também no Brasil. E o sucesso Unchain' my heart, de Ray Charles, encerrou o lado B de É proibido fumar como Desamarre meu coração.

Além de Broto do jacaré, Roberto e Erasmo apresentaram uma canção metalinguística do repertório de RC. Em Louco não estou mais, são citadas as canções Louco por você, Malena, Susie, Splish splash, Baby, meu bem, Chore por mim, Mr. Sandmam, Brotinho sem juízo, Linda e Triste e abandonado.

A brasa estava aquecida através de Roberto Carlos. E nem bombeiro podia apagar, como dizem os versos da música que dá título ao LP de 1964.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos na década de 1960.

Abraços a todos, Vinícius.

É PROIBIDO FUMAR - Roberto e Erasmo

É proibido fumar
Diz o aviso que eu li
É proibido fumar
Pois o fogo pode pegar

Mas não adianta o aviso olhar
Pois a brasa que agora eu vou mandar
Nem bombeiro pode apagar
Nem bombeiro pode apagar

Eu pego uma garota e canto uma canção
E nela dou um beijo com empolgação
Do beijo sai faisca e todo mundo grita
Que o fogo pode pegar

Nem bombeiro pode apagar
O beijo que eu dei nela assim
Nem bombeiro pode apagar
Garota pegou fogo em mim

Sigo incendiando bem contente e feliz
Nunca respeitando o aviso que diz
Que é proibido fumar...
Que é proibido fumar...

2 comentários:

James Lima disse...

Rapaz, o ano de 1964 foi bastante generoso com Roberto Carlos, trazendo pela primeira vez um disco realmente profissional.

Muito, muito bom !

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Everaldo Farias disse...

O mais legal é esse paralelo que você faz com coisas que nem sempre associamos à data!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!