quinta-feira, 23 de abril de 2009

50 anos de emoções - 1961




Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções traz mais um ano da vida artística de Roberto Carlos. O blogue Emoções de Roberto Carlos homenageia o cinquentenário da carreira de RC contando ano por ano sua trajetória na música.

Hoje nossa linha do tempo chega a 1961, ano que ficaria marcado não só no mundo, como também no universo. A 12 de abril, o astronauta Yuri Gagarin se tornaria o primeiro homem a viajar pelo espaço. A viagem de Gagarin foi vista por muitos como mais um episódio da Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos - as duas superpotências disputavam áreas de influência e faziam corridas armamentistas e tecnológicas como forma de medir forças. Na tecnologia, a ida do russo para o espaço foi uma vantagem para o soviético.

Aqui na Terra, outro símbolo da Guerra Fria começaria a se perpetuar. Em 13 de agosto, foi erguido o Muro de Berlim, que dividia a Alemanha em Alemanha Ocidental ("controlada" pelos americanos) e Oriental (subserviente aos interesses soviéticos). E, desde janeiro, os Estados Unidos começaram a ter nova direção em sua política - o presidente John Kennedy.

Após a transição política prevista no início de 1961 para o Brasil, o país teve nos últimos meses do ano de se adaptar a uma nova alteração em sua cadeira presidencial. Em janeiro, Jânio Quadros, o candidato da "vassourinha", tomou posse. Sua gestão trouxe algumas medidas controversas - agradou as famílias recatadas com a proibição do uso de biquínis nas praias e o veto a lança-perfumes, mas tomou uma atitude considerada "de esquerda" quando condecorou Che Guevara.

Dizendo-se pressionado por "forças ocultas terríveis", Jânio renunciou a 25 de agosto de 1961, abrindo uma crise política no país. Em seu lugar, tomou posse João Goulart, que seria um dos motivos de preocupação política em terras brasileiras. Um assunto para um dos próximos posts.

Mesmo com pouca repercussão em seus compactos de 1959 e 1960, Roberto Carlos conseguiu gravar o primeiro LP de sua carreira. Naquele ano, a Columbia buscava um substituto para Sérgio Murilo, um dos pioneiros do rock brasileiro e que tinha se transferido para outra gravadora.

Levado por Chacrinha e Carlos Imperial, RC foi lançado com boas perspectivas. O então diretor da CBS, Roberto Côrte Real comentou sobre sua aposta em Roberto:

"Quando gravamos o primeiro teste na fita, todos os companheiros da Columbia foram unânimes em afirmar que tínhamos um novo artista com grandes possibilidades de ser bem recebido pelo público brasileiro".

Em outra parte do texto de contracapa do disco, Côrte Real deu uma declaração premonitória. Seguem as palavras dele:

"Afirmamos que, com este LP, Roberto Carlos venha a figurar nas paradas novamente, pois tem oportunidade de demonstrar sua grande musicalidade e personalidade interpretativa".

O xará de Roberto Carlos encerrou seu texto de apresentação dizendo:

"Temos a certeza de que Roberto Carlos também encontrará o seu lugar na linha de frente dos jovens e talentosos artistas da nova geração".

Não seria em 1961 que RC encontraria seu lugar na linha de frente dos jovens. O disco Louco por você vendeu, em sua época, somente 512 cópias. 50 anos depois, ele jamais foi relançado na discografia de Roberto Carlos - atualmente, o LP original é avaliado em R$ 3 mil.

Tendo basicamente a autoria de Carlos Imperial, Roberto Carlos apresentou em Louco por você sua voz em vários estilos, nas seguintes faixas:

LADO A

1 - Não é por mim - de Carlos Imperial e Fernando César
2 - Olhando estrelas (Look for a star) - de Mark Anthony, com versão de Paulo Rogério
3 - Só você - de Edson Ribeiro e Renato Côrte Real
4 - Mr. Sandman - de Pat Ballard, com versão de Júlio Nagib
5 - Ser bem - de Carlos Imperial
6 - Chore por mim (Cry me a river) - de Arthur Hamilton, com versão de Júlio Nagib

LADO B

1 - Louco por você (Careful, careful) - de Paul Vance e Lee Pockriss, com versão de Carlos Imperial)
2 - Linda - de Bill Caesar, com versão de Carlos Imperial
3 - Chorei - de Carlos Imperial
4 - Se você gostou - de Carlos Imperial e Fernando César
5 - Solo per te - de A. Minco, com versão de Renato Côrte Real
6 - Eternamente (Forever) - de Bob Marcucci e Peter Angelis, com versão de Carlos Imperial

Logo na faixa-título de seu primeiro LP, Roberto Carlos já dizia uma certeza. De que é cada vez mais louco por todos que acompanham sua carreira. Há 50 anos!

Segue a letra! Na foto, a capa de Louco por você.

Abraços a todos, Vinícius.

LOUCO POR VOCÊ (Careful, Careful) - Paul Vance e Lee Pockriss (versão de Carlos Imperial)


Beija, meu amor
Seu beijo todo dia eu quero ter
Sou cada vez mais louco
Louco, louco por você

Carinhos, meu amor
Eu tenho pra lhe dar e quero ser
Muitas vezes mais louco
Louco, louco por você

Eu quero gritar para o mundo ouvir
Como sou feliz assim
Vivo a cantar, vivo a sorrir
Com o amor que vai dentro de mim

Saiba, meu amor
A vida inteira eu quero viver
Dizendo que sou louco
Louco, louco por você

Beija, meu amor
Seu beijo todo dia eu quero ter
Sou cada vez mais louco
Louco, louco por você

Carinhos, meu amor
Eu tenho pra lhe dar e quero ser
Muitas vezes mais louco
Louco, louco por você

Eu quero gritar
Para o mundo ouvir como sou feliz assim
Vivo a cantar, vivo a sorrir
Com o amor que vai dentro de mim

Saiba, meu amor
A vida inteira eu quero viver
Dizendo que sou louco
Louco, louco por você

Louco por você...
Louco por você...

Um comentário:

Patricia disse...

Muito bons os posts sobre os 50 anos de carreira do Rei, parabéns! Ótima pesquisa!