sábado, 25 de abril de 2009

50 anos de emoções - 1962



Olá, amigos.

A série 50 anos de emoções traz hoje mais um capítulo dos 50 anos de carreira de Roberto Carlos, que o cantor completa neste 2009. O primeiro evento destas comemorações aconteceu no domingo (dia de aniversário de RC): em Cachoeiro de Itapemirim, Roberto iniciou sua nova temporada de shows, trazendo uma safra de canções de todas as décadas de sua carreira. Décadas que serão todas lembradas, ano após ano, aqui no Emoções de Roberto Carlos.

Hoje, é a vez do ano de 1962. Em meio ao embate da Guerra Fria, o mundo assistiu com bastante receio à "Crise dos Mísseis de Cuba". Em retaliação aos Estados Unidos pela instalação de mísseis nucleares na Turquia no ano anterior e a uma tentativa americana de invadir Cuba, a União Soviética instalou mísseis nucleares na região caribenha. No dia 14 de outubro, os americanos divulgaram fotos de um voo secreto sobre território cubano no qual apontariam um abrigo com 40 mísseis nucleares.

O então primeiro-ministro soviético Nikita Kruschev declarou que se tratavam de mísseis construídos com o intuito de defender Cuba de novas tentativas de invasão, numa indireta aos Estados Unidos (que no ano anterior tentaram invadir o país para derrubar o regime de Fidel Castro, com a ajuda de refugiados da ditadura de Fulgêncio Batista). Depois de duas semanas e do pavor de toda a população dos Estados Unidos (que, a toque de caixa, construiu abrigos em todas as suas casas), no dia 28 a União Soviética aceitou retirar os mísseis de Cuba e os Estados Unidos concordaram em retirar os mísseis da Turquia. O presidente John Kennedy conseguiu, então, rechaçar o risco de ter a menos de 150 km dos Estados Unidos um arsenal de mísseis nucleares. Outras medidas seriam tomadas em relação ao conflito bélico das duas potências, mas isto é um assunto para o próximo post.

A África prosseguiu em sua tardia independência colonial, e em julho deste ano a Argélia e a Uganda se tornaram independentes das metrópoles da França e do Reino Unido, respectivamente. O Brasil teve uma considerável alteração geográfica. Anexado ao Brasil desde que foi comprado à Bolívia em troca da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, o Acre foi elevado a estado em 15 de junho.

1962 seria o marco do lançamento do primeiro LP dos Beatles - Please, please me. Era o início fonográfico de uma história fugaz, mas intensa, e que afetaria também a carreira de um cantor brasileiro chamado Roberto Carlos. Mas isto é um assunto para os próximos posts.

Neste ano, o Brasil teria visibilidade no cenário artístico universal. Dirigido por Anselmo Duarte, o filme O pagador de promessas (baseado na peça homônima de Dias Gomes e trazendo em seu elenco Leonardo Villar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo, Geraldo del Rey e Norma Bengell) venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes. O filme seria mais tarde também indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas sem sucesso.

O país também emocionaria por mais um feito futebolístico. Quatro anos mais velha e com o desfalque de Pelé (contundido na segunda partida), a Seleção Brasileira conseguiu pela segunda vez vencer a Copa do Mundo. Capitaneado por Garrincha e tendo nomes como Nílton Santos, Amarildo e Vavá, o Brasil venceu na final a Tchecoslováquia por 3 a 1 e voltou do Chile com mais uma conquista da Taça Jules Rimet.

Mas, se Pelé não pode ir até o final da Copa do Mundo pela Seleção, através do Santos ele conseguiria uma nova conquista mundial. O primeiro passo viria em agosto. O histórico time santista seria o primeiro time brasileiro a sagrar-se campeão da Taça Libertadores da América (na época, era a terceira edição do torneio). Na final diante do uruguaio Peñarol, após uma vitória por 2 a 1 no Uruguai e uma derrota por 3 a 2 no Brasil, o time venceu o jogo de desempate no Estádio Monumental de Nuñez, na Argentina, pelo placar de 3 a 0, com dois gols de Pelé e um de Caetano.

Com o título continental, o Santos teve direito a disputar a Copa Intercontinental (na época erroneamente chamada de Mundial Interclubes), que era num formato diferente do atual torneio. Hoje em dia, todos os seus jogos são disputados no Japão. Naquela época, o melhor da América do Sul e o campeão da Europa disputavam o título em duas partidas - uma no país sul-americano e outra na região europeia. Na primeira partida, o Santos venceu o português Benfica pelo placar de 3 a 2 (com dois gols de Pelé e um de Coutinho). E na segunda, nova vitória do alvinegro praiano, uma goleada por 5 a 2 (com três gols de Pelé, um de Pepe e um de Coutinho) sobre o Benfica de um jogador chamado Eusébio, que mais tarde chamaria atenção nos holofotes esportivos. Mas isto também é assunto para um dos próximos posts.

Mesmo com o insucesso de seu primeiro LP Louco por você, Roberto Carlos continuou investindo em sua carreira musical. Já definitivamente afastado do estilo da Bossa Nova, RC começava a cantar estilos mais dançantes e baladas irresistíveis.

Em 1962, ele chegou ao mercado fonográfico através de dois compactos simples. Num deles, Roberto interpretou as baladas Fim de amor (versão de Beto Ruschel para o sucesso Run around Sue, de Earnest Maresca e Dion DiMucci) e Malena, de Rossini Pinto.

Mas no outro viria um fator importantíssimo em sua carreira. Ao lado da doce Triste e abandonado (assinada por Erly Muniz e Hélio Justo), Roberto Carlos gravaria a primeira canção escrita somente por ele. E Susie seria a primeira de tantas histórias que acontecem com ele. Mal ele sabia que ainda viria tanta história para contar.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos "meio amarelado pelo tempo" numa foto da época.

Abraços a todos, Vinícius.

SUSIE - Roberto Carlos

Pertinho de onde eu moro
Tem um broto encantador
A primeira vez que a vi
Pensei logo em amor

Olhei muito pro brotinho
Mas de nada adiantou
É um broto tão difícil
Não deu bola, nem ligou

Mesmo assim continuei
Insistindo em seu olhar
Na esperança de um dia
Esse brotinho me amar

Seu nome é Susie
E é um amor
Quero seu carinho
Seja como for...

Já fiz tudo que podia
Para despertar sua atenção
Já peguei minha guitarr
E até cantei uma canção

Já pintei minha lambreta
Com uma cor extravagante
Escolhi no guarda-roupa
O pulôver mais berrante

E passei acelerando
Bem pertinho da janela
Vi alguém se aproximando
E, que surpresa, era ela

Seu nome é Susie
E é um amor
Quero seu carinho
Seja como for...

Foi aí que a esperança
Começou a me nascer
Quando passei devagarinho
E vi o brotinho aparecer

Parei minha lambreta
Saltei...
Me aproximei
Conversei...

E resultado:
O brotinho eu amarrei
Susie é o broto mais bonito
Que até hoje eu namorei

Seu nome é Susie
E é meu amor
Eu tenho seu carinho
Também seu calor...

Também seu calor...
Também seu calor...

Um comentário:

James Lima disse...

Rapaz, na minha opinião, o ano de 1962 foi um ano bastante produtivo para Roberto Carlos. Adoro "Fim De Amor" e "Susie".

Parabéns pela série ! E segue firme que estaremos aqui ! hehe

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la