quarta-feira, 15 de abril de 2009

Caminho das Índias



Olá, amigos.

A poucos dias do aniversário de 68 anos de Roberto Carlos, este blogue hoje abre espaço para mais uma ligação de RC com um produto da teledramaturgia brasileira. Mais uma vez, a obra de RC faz parte de uma novela, atração de televisão que ele tanto gosta de acompanhar.

Desta vez, Roberto está presente na novela das 21h, em um texto de Glória Perez. Caminho das Índias é mais uma novela com todos os ingredientes de uma história contada pela autora. Conforme aponta o título, a trama apresenta uma nova cultura, com costumes diferentes do Ocidente. Depois de abordar o Marrocos em O clone (de 2001), desta vez o universo visto pela escritora é o da Índia.

De lá, ela mostra aos espectadores a cultura, os vestimentos, as expressões ("Hare baba", "nahim", dentre outras). E também uma história de amor impedida pelo hinduísmo. Maya (vivida por Juliana Paes) é uma mulher pertencente a uma família de uma casta de comerciantes. Ela está na idade de se casar, e seus pais, Manu e Kochi (interpretados por Osmar Prado e Nívea Maria, respectivamente) desejam encontrar um marido de uma mesma casta para que eles se casem.

Só que Maya já está envolvida amorosamente com Bahuan (papel de Márcio Garcia), filho de Shankar (participação especial de Lima Duarte). Embora tenha conseguido nobreza, Bahuan é um dalit, um "intocável", pessoa considerada impura, e caso uma pessoa de uma outra casta passe por um destes, não pode tocar nem em sua sombra, pois eles são "a poeira aos pés do Deus Brahma). Sem saber deste envolvimento com Bahuan, os pais de Maya arranjam um casamento dela com Raj (interpretado por Rodrigo Lombardi), filho de Opash e Indira (Tony Ramos e Eliane Giardini, respectivamente).

Raj é um empresário "cidadão do mundo", que, no Brasil, se envolveu com Duda (vivida por Tânia Khalil). No entanto, a família dele não permitiria um casamento com ela, para que a família de Opash não rompa a tradição dos casamentos arranjados entre castas. No Brasil, o rapaz indiano tem como sócios os irmãos Raul e Ramiro (interpretados, respectivamente, por Alexandre Borges e Humberto Martins), que dirigem a empresa Cadore.

Os dois estão em pé de guerra, e Raul passa também por um casamento em crise com Sílvia (interpretada por Débora Bloch). Yvone (papel de Letícia Sabatella), uma amiga dela de infância, retorna ao Brasil e fica hospedada em sua casa. Num primeiro momento, Raul a hostiliza, mas ela, que é uma psicopata, começa a envolver o marido da amiga, até convencê-lo a simular a própria morte para os dois fugirem até Dubai. Yvone se assemelha muito com a personagem Alicinha, que Cristiana Oliveira fez na novela O clone.

Já Ramiro é casado com a fútil Melissa (vivida por Christiane Torloni) e pai da rebelde Inês (papel de Maria Maya) e de Tarso (interpretado por Bruno Gagliasso). Ramiro tenta fazer com que Tarso siga nas empresas Cadore, mas os mimos de Melissa e a imposição do pai fizeram com que ele desenvolvesse um quadro de esquizofrenia. Nesta luta, ele terá o apoio da namorada Tônia (papel de Marjorie Estiano) e do doutor Castanho (ótima interpretação de Stênio Garcia).

O tratamento a esquizofrênicos é a parte de "merchandising social" que Glória Perez sempre traz em suas histórias. Em Explode coração (de 1995), ela mostrou o problema das crianças desaparecidas e em O clone, sobre a dependência química.

Glória também aborda os maus tratos que os professores sofrem de alunos em escolas, através da professora Berê (feita por Sílvia Buarque). Nesta escola, quem faz as maiores armações é uma turma de pitboys liderada por Zeca (papel de Duda Nagle), filho de César e Ilana (ótimo casal feito por Antônio Calloni e Ana Beatriz Nogueira), pessoas fúteis e que só querem levar vantagem.

No elenco, ainda há nomes já presentes em outras novelas de Glória Perez (Totia Meirelles, Victor Fasano, Mara Manzan e Neuza Borges), atores bem sucedidos em humorísticos da TV Globo (Marcius Melhem e Dira Paes) e atores consagrados que voltaram a ter espaço na dramaturgia (Elias Gleizer e Eva Todor). Todos reunidos, desde 19 de janeiro de 2009, para contar a história de Caminho das Índias.

Roberto Carlos está presente na trilha de Caminho das Índias como compositor. Uma música sua em parceria com Erasmo Carlos gravada originalmente para o LP de 1977 está presente no dueto de Nana Caymmi e Erasmo Carlos. Um dado curioso: 10 anos atrás, esta mesma gravação fez parte da trilha de outra novela da TV Globo - Pecado capital, novela de Janete Clair que, em sua reedição, foi escrita pela própria Glória.

A música é tema dos encontros e desencontros de Maya e Bahuan. Entretanto, a trama dos personagens de Juliana Paes e Márcio Garcia não agradou o público, e a tendência é de que Maya acabe vivendo uma história de amor com Raj. Bahuan, então, se concentraria em sua obsessão de vingar-se de todas as humilhações que sofreu desde criança, por ser "intocável". Uma pena, pois esta bela música merecia ser tocada sempre.

Segue a letra! Na foto, o logotipo de Caminho das Índias.

Abraços a todos, Vinícius.

NÃO SE ESQUEÇA DE MIM - Roberto e Erasmo

Onde você estiver não se esqueça de mim
Com quem você estiver não se esqueça de mim
Eu quero apenas estar no seu pensamento
Por um momento pensar que você pensa em mim

Onde você estiver
Não se esqueça de mim
Mesmo que exista outro amor
Que te faça feliz

Se resta em sua lembrança um pouco
Do muito que eu te quis
Onde você estiver
Não se esqueça de mim

Eu quero apenas estar
No seu pensamento
Por um momento pensar
Que você pensa em mim

Onde você estiver não se esqueça de mim
Quando você se lembrar não se esqueça que eu
Que eu não consigo apagar você da minha vida
Onde você estiver, não se esqueça de mim...

Um comentário:

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Adorei sua idéia de falar dos poetas Roberto e Erasmo,nestes dias de letras "funkeiras".

Sou do tempo deles e acabei de "colar" a letra desta canção para enviar hoje,Dia dos Namorados,para o meu primeiro amor de cinquenta anos atrás!!!Artes de uma alegre senhorinha!!!

Parabéns pelo trabalho,um beijo!

Sonia Regina.