quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aquela canção pro Roberto - 16



Olá, amigos.

No antepenúltimo post da série Aquela canção pro Roberto, hoje este blogue apresenta o momento no qual um artista importante do rock brasileiro citou Roberto Carlos em sua canção. Ao contrário de Lulu Santos, que mencionou RC dentre os artistas que fazem o rock, o artista de hoje dedicou uma canção pro Roberto.

CAZUZA foi um poeta que viveu pouco tempo, mas de maneira intensa na Música Popular Brasileira. Sua estrela no Barão Vermelho foi tanta que o "exagerado" teve de ir para uma carreira solo, e ao lado de sucessos como Bete Balanço e Pro dia nascer feliz, viriam pérolas como Brasil, Faz parte do meu show e O tempo não para.

Certa vez, Cazuza contou um pouco sobre suas influências musicais. Dentre elas, estava Roberto Carlos, sobre quem ele falou as seguintes palavras:

"O Roberto Carlos também é uma pessoa importantíssima para mim, porque faz parte da minha infância. Eu cresci amando a Jovem Guarda. Tinha tudo com a marca Calhambeque: roupa, merendeira, sapato. E um dos momentos mais emocionantes da minha vida foi quando, aos dez anos, meu pai me levou ao estúdio da Som Livre, onde o Roberto Carlos estava gravando. Ele me convidou para ir tomar um refrigerante numa padaria ali perto. Eu queria andar devagarinho para que as pessoas vissem que estava ali uma criança orgulhosa por estar ao lado dele. Outro dia, ele precisava do estúdio onde eu estava gravando, me ligou e disse: "Oi, meu Barão…" Eu respondi que não era mais do Barão, mas ele disse que vou ser sempre. E ele está certo. Eu vou ser sempre um Barão Vermelho. Ele é o Rei e me elegeu seu Barão".

Um ano depois da morte de Cazuza (ele nos deixou em 1990), foi lançado o LP Por aí..., que trazia canções não aproveitadas de seu último disco em estúdio - Burguesia, de 1989. Em uma delas vinha uma homenagem a Roberto Carlos. Com letra um tanto quanto controversa, Cazuza dizia em letra e música que tanto Roberto quanto ele estavam na estrada certa, na trilha louca de um poeta.

Segue a letra! Na foto, Cazuza.

Abraços a todos, Vinícius.

HEI, REI! - Cazuza e Roberto Frejat

Seus olhos são tristes
E fundos como os meus
E os meus cabelos
Já não têm mais caracóis

Você é um rei
E eu, um barão
Eternamente vermelho
Totalmente doidão

Nós dois cantamos o amor
E aprendemos a aceitar a dor
E a tua voz me acalma
O coração

Nós dois fumamos tranquilos
O cigarro proibido
Prometemos o céu
Pra cada homem ou mulher

Somos seres delicados
Somos dois exagerados

Hei, Rei!
Eu também errei
Estamos na estrada certa
A trilha louca do poeta

Você tem uma ideologia
Eu tenho outra opinião

Você é o pierrô-retrocesso
Com a graça de Deus
Tamos fazendo sucesso

Hei, Rei!
Eu também errei
Estamos na estrada certa
A trilha louca do poeta...

3 comentários:

James Lima disse...

Rapaz, por meio dessa matéria sua descobri muita coisa que não sabia sobre a ligação Roberto Carlos - Cazuza.

Não sabia dessa declaração dele e muito menos da música. Agora admiro Cazuza muito mais hehe.

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Everaldo Farias disse...

Eu gosto muito de algumas canções dele e gostaria que ele ainda tivesse por aqui com seus protestos e sua forma ímpar de cantar o amor!

Uma ótima Páscoa pra você!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

RICARDO COSTA disse...

Dois gênios incríveis da MPB. Viva Cazuz e Viva Roberto.