sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Roberto Carlos e o cinema - 2


Olá, amigos.

Continuamos a série Roberto Carlos e o cinema com a única obra que reuniu na telona Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia. Trata-se de Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa, filme rodado em 1969 e lançado no início do ano seguinte.

A trama mirabolante começa quando os três estão no Japão e Wanderléia compra uma estatueta. O objeto faz com que ela seja perseguida por um bando comandado pelo vilão Pierre (sim, novamente o eterno vilão do cinema nacional José Lewgoy!). Wandeca desaparece, e os dois amigos decidem investigar a origem da escultura.

A investigação leva a descobrir que a estatueta traz um mapa do esconderijo de um diamante que em 2800 a.C. navegantes fenícios deixaram no Brasil. O filme de Roberto Farias coloca Roberto, Erasmo e Wanderléia em perseguições, armações, perigos e até em lutas com samurais em cenas gravadas também em Israel, Portugal e no Brasil. Claro, amparados por um repertório sensacional, que traz sucessos dos três.

Na foto, temos o LP que poderia ter marcado o primeiro (e único) encontro fonográfico do trio da Jovem Guarda. Poderia, pois um problema entre gravadoras impediu que a gravação fizesse parte do disco. Aliás, este disco é um verdadeiro fiasco, por apresentar apenas as trilhas instrumentais - assinadas por Luiz Carlos Sá, que mais tarde formaria um trio de sucesso com Zé Rodrix e Gutemberg Guarabyra.

As gravações principais do filme também não saíram no disco, elas ficaram espalhadas nos discos de cada um. As músicas cantadas por RC saíram no seu disco anual de 1969 - As curvas da Estrada de Santos, Não vou ficar e O diamante cor-de-rosa - além de Custe o que custar, que saiu num compacto e em 1976 seria lançado na compilação San Remo 68. Você vai ser o meu escândalo, feita por Roberto e Erasmo para Wanderléia (que a canta num clipe sensacional), também ficou restrita a um compacto. As gravações de Erasmo para Aquarela do Brasil e pra Vou ficar nu pra chamar sua atenção seriam lançadas em Erasmo Carlos e Os Tremendões, último LP dele na gravadora RGE.

Mas, certamente, o que mais chama atenção neste filme é o encontro musical do trio da Jovem Guarda, que, na cena final canta como é preciso saber viver. O dado curioso é que esta canção voltaria a destaque em 1974, quando Roberto a incluiu em seu LP daquele ano - só que com uma estrofe a menos. Ao passar por telefone a letra para RC, o cantor Marcio Antonucci suprimiu uma parte da música, e ela não entraria nas gravações de Roberto Carlos e, anos mais tarde, do conjunto Titãs. Agora este blogue disponibiliza a letra original de Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa.

Segue a letra! Na foto, a capa do LP com músicas incidentais do filme (que incluiu uma curiosa interpretação de Gal Costa para Tuareg, música de Jorge Ben).

Abraços a todos, Vinícius.

É PRECISO SABER VIVER - Roberto e Erasmo

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão

É preciso ter cuidado
Pra mais tarde escolher
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você deve retirar
Numa flor que tem espinho
Você pode se arranhar

Se o bem e o mal existe
Você pode escolher
É preciso saber viver

Mas se você caminhar comigo
Seja qual for o caminho eu sigo
Não importa aonde for
Eu tenho amor, eu tenho amor

É preciso saber viver...
É preciso saber viver...
É preciso saber viver...
Saber viver, saber viver...

4 comentários:

James Lima disse...

"Mas se você caminhar comigo
Seja qual for o caminho eu sigo
Não importa aonde for
Eu tenho amor, eu tenho amor"

Me arrepio ao ouvir essa parte...
Grande filme ! Grande elenco ! Grande trilha sonora!

Segue firme, bicho !
Abraços

Anônimo disse...

Outro filme muito agradável de se ver e rever.
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

Vinicius, tudo bem?

Você poderia mandar um link (caso tenha) para baixarmos essa trilha? Não a encontro em lugar nenhum, e os links disponíveis têm erros. Meu email: leao_1_2@yahoo.com.br

Grato, abraço
Leão

Anônimo disse...

Filme eterno, doce, leve. Assisti em 1970 e hoje, em agosto de 2023, após 53 anos, estou revendo. Que privilégio!! Estou feliz!