quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dironir de Souza



Olá, amigos.

Desde esta segunda, dia 10 de novembro, a banda de Roberto Carlos ficou com menos força em seus instrumentos de sopro. Aos 69 anos, DIRONIR DE SOUZA, um dos saxofonistas da banda, nos deixou para se apresentar num palco muito mais iluminado. A partir dos próximos shows de RC, todos nós vamos sentir falta daquele momento em que o Roberto gritava "Dironir no sax solo!".

Dironir era um dos músicos que estava há mais tempo acompanhando Roberto Carlos - desde que sua banda ainda era conhecida como RC-7 (atualmente, Roberto chama sua banda de "Boeing de prefixo RC-9"). Em depoimento concedido no final do ano passado, o saxofonista declarou o seguinte (em relação à sua carreira e ao cenário musical brasileiro): "Há 52 anos, quando eu comecei, havia um horizonte. Hoje não há, porque o Brasil virou uma terra de cantores. E o maior é Roberto".

Em seu blogue pessoal, o maestro Eduardo Lages afirmou: "Ficará além da saudade , a certeza de ter sido um músico competente, profissional correto e super bom caráter". E também ficará a lembrança do "barbicha" - apelido que ele recebeu por ostentar durante anos uma barbicha no rosto.

Este que vos escreve teve o prazer de conhecer Dironir de Souza, nos bastidores do Roberto Carlos Especial de 2006. Uma lembrança que, neste momento, disponibilizo a todos os que lêem este blogue. Afinal, não é todo o dia que recordamos quando conhecemos pessoas que ajudaram a contar a história das trilhas sonoras de nossas vidas.

Obrigado, Dironir... Seu sax tenor emocionará muita gente nos próximos palcos que você se apresentar. Este post finaliza com uma canção da amizade que pode e deve ser sempre cantada, em todos os momentos.

Segue a letra! Na foto, Dironir e eu, no dia 5 de dezembro de 2006.

Abraços a todos, Vinícius.

AMIGO - Roberto e Erasmo

Você, meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos amigos e tantas jornadas
Cabeça de um homem mas um coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada

Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo, você é o mais certo nas horas incertas

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé, de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você, meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo na minha chegada
Você que me diz a verdade com frases abertas
Amigo, você é o mais certo nas horas incertas

Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber que eu tenho um grande amigo
Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber que eu tenho um grande amigo...

P.S.: a série Roberto Carlos e o cinema volta a ser apresentada no dia 15 de novembro.

4 comentários:

CON disse...

É amigo, que bom que você está prestando a ele esta homenagem!
Eu também tive o prazer de conhecer este músico maravilhoso...Gente muito boa!
Na verdade ele foi o primeiro músico do REI que conheci, mas isto faz tanto tempo que você nem era nascido, rs
Fica mesmo a saudade e o vazio, afinal estávamos acostumados com ele né?
Que Deus o tenha, e que amenize a dor se seus familiares e amigos!

beijos azuisss Entristecidos

Carmen Augusta disse...

Vinicius,
que homenagem bonita a Dironir!
Eu não tive esse privilégio de conhecê-lo pessoalmente, só o via nos shows, mas sempre o admirei.
Meu marido babava ao vê-lo tocar, e sempre o elogiava.
Vai fazer falta! Mas lá em cima, com certeza, estavam precisando de um excelente saxofonista, e ele foi chamado.
Que descanse em paz, e que Deus conforte seus familiares e amigos.

Um abraço,
Carmen Augusta

Anônimo disse...

Uma perda lastimável...Vai fazer uma falta seu sax solo...Fique com Deus Dironir!
Leda Martins.

Anônimo disse...

Faço meu registro de saudades aqui tambem.

Fabiano Cavalcante