quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A aquarela de Roberto Carlos




Olá, amigos.

Hoje, este blogue apresenta a canção que motivou a série E Roberto Carlos cantou..., publicada originalmente no fotolog rei_rc e reapresentada aqui no blogue Emoções de Roberto Carlos. A idéia partiu de Everaldo Farias, que achou interessante apresentar alguns números musicais que RC apresentou somente nos palcos.

A música de hoje ainda é apresentada pelo Roberto, mas ele atualmente a canta quando está distante de terras brasileiras. Como todo brasileiro que está no exterior, recorre a uma canção muito conhecida no nosso cancioneiro popular para emocionar seu público de outras línguas. No Roberto Carlos Especial de 1992 (ano no qual realizou muitos shows no exterior), ele comentou sobre seu país de origem:

"Essa é a minha canção preferida lá fora. Eu fico muito tempo lá fora, e de repente começo a cantar trechos dessa canção, frases, em diferentes lugares. É... a saudade bate forte... E a grande conclusão que a gente chega sempre que a gente canta fora, principalmente depois de tanto tempo, é que nenhum lugar, apesar de tudo, apesar de todos os problemas, apesar de todas as coisas que a gente tem vivido, principalmente esse ano [NOTA: no qual as denúncias de corrupção culminaram no impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello], é que nenhum lugar é melhor pra um brasileiro viver... que o Brasil! Que o Brasil...".

Tanto que em seu show em maio para o público de Miami, ele novamente incluiu uma aquarela belíssima assinada por Ary Barroso. Uma canção que, infelizmente, há algum tempo ele não inclui em seu repertório cantado nos shows brasileiros. O espectador de seus especiais na TV Globo teve o privilégio de ouvi-lo cantando esta música em dois encontros musicais - em 1986, num dueto com Gal Costa, e em 1996, ano no qual ele e Martinho da Vila cantaram este "sambão". No show apresentado após o Globo Repórter feito em homenagem a RC no ano em que completou 50 anos, Roberto também a interpretou - lembrança do amigo deste blogue Everaldo Farias, responsável por outro grande blogue, o Música do Brasil, um dos favoritos da nossa página.

E depois de momentos internacionais, nada melhor do que novamente colocar Roberto Carlos cantando o Brasil. Cantando o verde e amarelo da camisa que ele sempre vestiu em sua carreira hoje universal.

Segue a letra! Na foto, RC no especial de 1992, ano em que cantou a aquarela de todos os brasileiros, o hino assinado por Ary Barroso em 1939.

Abraços a todos, Vinícius.

AQUARELA DO BRASIL - Ary Barroso

Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil
Samba que dá
Bamboleio
Que faz gingar

O Brasil
Do meu amor
Terra de
Nosso Senhor

Brasil, pra mim...
Brasil, pra mim...

Ô...
Abre a cortina do passado
Tira a Mãe Preta do cerrado
Bota Rei Congo no congado

Brasil, pra mim...
Pra mim, Brasil...

Ô..
Ô e essas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar

Ô...
Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro

Brasil, pra mim...
Pra mim, Brasil...

P.S.: quando interpreta a música, Roberto suprime duas estrofes da letra original:

Brasil...
Terra boa e gostosa
Da morena cestrosa
De olhar indiscreto

Ô...
Esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar

Talvez porque dentre as inúmeras gravações desta música, há uma variação na letra dela. Os versos acima são da interpretação de Gal Costa, mas Elis Regina gravou substituindo as palavras "cestrosa" e "indiscreto" por "senhora" e "indiferente". Coisas do Brasil brasileiro...

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana essa canção; é um retrato do nosso País.
Beijos,
Leda Martins.

James Lima disse...

Bem... esse é o primeiro que eu não agradeço a citação, viuuu ??? rsrs

Brincadeira, bicho.

Quanto à "Aquarela do Brasil", eu sinceramente até hoje não entendi porque essa canção não entrou definitivamente para a discografia do rei.

Mas que ela fica linda na voz da nossa majestade, disso ninguém duvida...


Um abraço, bicho
Obrigado pelas citações constantes
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Everaldo Farias disse...

E essa é uma das mais lindas interpretações, presente no show coração e também no especial 50 anos e os de 1996 e 1986, em dueto com Martinho da Vila e Gal Costa, respectivamente.

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!