sexta-feira, 17 de outubro de 2008

E Roberto Carlos cantou... - 7


Olá, amigos.

No sétimo post da série E Roberto Carlos cantou... (criada para o fotolog /rei_rc por sugestão do amigo Everaldo Farias, que disse que seria interessante mostrar canções que RC interpretou apenas em seus shows, e agora republicada aqui no blogue em homenagem à série O meu coração é como um palco, criada no Blog Roberto Carlos Braga por James Lima), mostramos a última canção do repertório de Concerto que ainda permanece inédita na voz do Roberto em estúdio. Quer dizer, inédita em termos.

Trata-se de uma das mais belas músicas que Tom Jobim contribuiu para o cancioneiro popular brasileiro, e, por um desses caprichos dos destinos de sua carreira, ainda não esteve presente em um disco do Roberto. "Tentei te apresentar a Lígia quando estive nos Estados Unidos e ela soube que você estava lá. Mas você fugiu...", brincou Tom Jobim quando, num número do Roberto Carlos Especial de 1976, RC a interpretou.

Roberto e Tom ainda interpretariam a canção juntos no especial que foi ao ar em 1978 (com direito a Jobim acompanhá-lo não só em voz como também em piano). Para se fazer jus ao encontro de RC com esta bela mulher dedilhada em letra e música por Antônio Carlos Jobim, este momento foi incluído no disco e no DVD Duetos, lançado no final do ano de 2006, que enumerou alguns encontros musicais de Roberto Carlos em seu especial.

Mas, como no ano de 1975, Roberto decidiu fazer de seu espetáculo um Concerto, nada melhor do que incluir a música de um dos maiores, senão o maior maestro que a música conheceu. E é de Tom Jobim a canção de hoje mostrada na série E Roberto Carlos cantou....

Segue a letra! Na foto, a contracapa do LP de 1975.

Abraços a todos, Vinícius.

LÍGIA - Tom Jobim

Eu nunca sonhei com você
Nunca fui ao cinema
Não gosto de samba
Não vou a Ipanema
Não gosto de chuva
Nem gosto de sol...

E quando eu lhe telefonei
Desliguei, foi engano
O seu nome eu não sei
Esquecí no piano
As bobagens de amor
Que eu iria dizer

Lígia, Lígia...

Eu nunca quis tê-la ao meu lado
Num fim de semana
Um choop gelado em Copacabana
Andar pela praia até o Leblon

E quando eu me apaixonei
Não passou de ilusão
O seu nome eu rasguei

Fiz um samba-canção
Das mentiras de amor
Que aprendí com você

Lígia, Lígia...

E quando você me envolver
Em teus braços serenos
Eu vou me render

Mas seus olhos morenos
Me metem mais medo
Que um raio de sol

Lígia, Lígia...

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post! Sábias palavras como sempre.
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

Vinícius

Seria interessante se o rei voltasse a cantá-la, sobretudo para homenagear o Tom em seus shows!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!