sexta-feira, 10 de outubro de 2008

E Roberto Carlos cantou... - 3


Olá, amigos.

Prosseguindo a série que enumera canções que Roberto Carlos interpretou apenas nos palcos, hoje este blogue destaca um encontro de RC com um movimento que surgiu na mesma época da Jovem Guarda. Uma forma de mostrar que Roberto nunca eliminou nenhum estilo musical em seu próprio estilo de música.

A série E Roberto Carlos cantou... traz uma música da Bossa Nova, homenagem ao movimento musical que redesenhou muita coisa da Música Popular Brasileira e que atingiu também o artista Roberto Carlos. O primeiro compacto do cantor (com as canções João e Maria e Fora do tom) revelou em sua voz uma tentativa explícita de seguir os passos de João Gilberto.

Cerca de uma década depois deste início artístico, o já consagrado por crítica e público Roberto Carlos dedicou na temporada de Além da velocidade um espaço para a fotografia que a Bossa Nova cravou na retina do cancioneiro brasileiro. Lado a lado com a recordação do repertório de Elvis Presley (o "rei do rock", que, no roteiro do show era lembrado em seguida ao simbólico tributo bossa-novista), RC recriou no palco do Canecão o momento em que, através das palavras de Tom Jobim e Newton Mendonça, João Gilberto nos "ensinou a ser desafinados", como disse Caetano Veloso na letra de sua música Saudosismo.

Segue a letra! Na foto, Roberto num momento de descontração da década de 1970.

Abraços a todos, Vinícius.

DESAFINADO - Tom Jobim e Newton Mendonça

Se você disser que eu desafino, amor
Saiba que isso em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu

Se você insiste em classificar
Meu comportamento de anti-musical
Mesmo admitindo, eu devo argumentar
Que isso é Bossa Nova, que isso é muito natural

O que você não sabe nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração
Fotografei você na minha Rolley-Flex
Revelou-se a sua enorme ingratidão

Só não poderá falar assim do meu amor
Ele é o maior que você pode encontrar
Você, com a sua música, esqueceu o principal

Que no peito dos desafinados
No fundo do peito bate calado
Que no peito dos desafinados
Também bate um coração...

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante. Em 1959, Roberto Carlos, gravou "Fora Do Tom". A bossa nova, esteve presente no repertório do Rei. E ele arrasa em qualquer estilo. Prova disso, é o show feito com Caetano Veloso; 50 anos de Bossa Nova.
Beijos,
Leda Martins.

James Lima disse...

Um arraso !

Abraços
James Lima
www.robertocarlos.vai.la