sexta-feira, 24 de outubro de 2008

E Roberto Carlos cantou... - 10


Olá, amigos.

A série E Roberto Carlos cantou... mostra novamente um momento peculiar que RC brindou aos que acompanharam sua turnê Detalhes. Um show interessantíssimo produzido pela dupla Miéle & Bôscoli duas décadas atrás, e na qual, além de Frank Sinatra e John Lennon, RC abriu espaço para um pout-pourri em homenagem a um artista brasileiro até no nome e que foi capaz de universalizar e imortalizar a Música Popular Brasileira.

Num momento que foi possível resgatar não só graças a este DVD cedido pelo amigo Ramon Duccini, mas também por um áudio que foi disponibilizado na Internet, tivemos acesso não só à interpretação das canções como ao texto de introdução para a seqüência musical. Roberto apresentava o homenageado em questão da seguinte forma:

"Eu sempre admirei a obra desse cara. Além do mais, ele tem uma postura fantástica diante da vida, diante da natureza. Eu tô falando de Tom. Tom Brasileiro de Almeida Jobim, o grande Tom..."

Nisso, a orquestra começava a tocar incidentalmente a canção "Garota de Ipanema", como fundo musical da apresentação de RC, que prosseguia:

"O Tom é tudo que resta de verde em tudo o que resta do coração do Brasil. O Tom é de Ipanema, e eu sou de Cachoeiro, e isso naturalmente explica o nosso comportamento diante das mulheres que temos retratado. A minha fantasia cria mulheres que eu jamais ousei dizer os nomes. Bem, o Tom não, o Tom ousa mesmo, já vai dizendo tudo - nome, cor dos cabelos, altura, idade, essas coisas todas. Mas, com todo respeito, eu canto aqui algumas mulheres do Tom. Umas mais cantadas, outras menos, outras mais famosas, outras menos famosas. De repente as menos famosas por serem menos cantadas, quem sabe?".

E, neste registro de intérprete que ficou restrito à temporada intitulada Detalhes, Roberto cantou três mulheres que fazem parte do cancioneiro de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Por ordem de entrada em cena, Ana Luiza, Lígia e Ângela passearam pela voz de RC.

Segue a letra de mais um momento da série E Roberto Carlos cantou...! A foto, também da turnê "Detalhes", se tornou a capa interna do LP Roberto Carlos ao vivo (lamentavelmente, o número em homenagem a Tom não foi incluído no disco), lançado em junho de 1988.

Abraços a todos, Vinícius.

POUT-POURRI:

ANA LUIZA / LÍGIA / ÂNGELA - todas de Tom Jobim

Ana Luiza
Eu fiz essa canção só pra você
Que pergunta, precisa saber
Onde anda Luiza
Luiza, Luiza...

E quando eu lhe telefonei
Desliguei, foi engano
O seu nome não sei
E esqueci no piano as bobagens de amor
Que eu iria dizer
Lígia, Lígia...

Ângela
Por que tão triste assim agora
E tudo quanto existe chora
Teu rosto na janela daquele avião

Lá embaixo
A terra é um mapa
Que agora uma nuvem tapa
Não tentes evitar a dor

Misteriosamente
Está tão diferente, Ângela
A face singular de Ângela
Enquanto nos surpreende o amor

Oh, Ângela...

P.S.: o Blog Roberto Carlos Braga do meu amigo James Lima hoje conta um pouco da história da canção Lígia, tanto para homenagear a turnê Detalhes quanto para lembrar que o evento dos 50 anos de Bossa Nova - o show com Caetano Veloso - em breve estará nas lojas no formato de CD e de DVD.

P.S.2: em seu blogue Rey Roberto Carlos, o meu amigo Felipe Moura está fazendo uma brincadeira musical muito interessante. A de criar um repertório novo para o próximo show de Roberto Carlos. Recomendo a todos para colocarem lá suas listas musicais - o endereço está aí nos favoritos do blogue, basta clicar e ver o post.

3 comentários:

Anônimo disse...

Um disco que gosto muito; o aqui citado; AO VIVO 1988. Muito bom.
Beijos,
Leda Martins.

James Lima disse...

Bicho, poxa a vida...
Muito obrigado pelo destaque muito grande ao RCB

Quanto ao pout-porri de canções do Tom, nesse show fica algo extremamente lindo, visto que a emoção que o Roberto coloca nas canções nos soa como um arrepio, realmente.

Mais uma vez, obrigado, querido.
Coloca o RC Braga lá no Diário de um Salafrário, como favorito, que eu faço o mesmo lá no RCB.

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Esse medley foi um dos pontos altos de um show que era o ponto alto da música brasileira e sempre será: o de Roberto Carlos!

Linda a interpretação do rei, que me remete a um antigo desejo: Ver e ouvir Roberto interpretando Tom! Estou perto de realizar isso, quer dizer, já realizei, foi o máximo!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!