quarta-feira, 22 de outubro de 2008

E Roberto Carlos cantou... - 9




Olá, amigos.

Prosseguindo com a série E Roberto Carlos cantou..., que traz algumas das canções que RC interpretou apenas em seus espetáculos, hoje chegamos a um show que virou disco. Foi a temporada intitulada Detalhes, que teve início em 1987 e se tornou base de Roberto Carlos ao vivo, LP lançado em meados de 1988 - e em uma das faixas há uma leitura para Imagine, de autoria de John Lennon, na companhia da então cantora mirim Gabriella.

Num show em que letra, música e até mesmo o figurino trouxeram detalhes tão pequenos mas que são coisas muito grandes diante de sua carreira, Roberto relembrou um momento lindo de sua carreira no exterior. Naquela época, não havia estrutura para RC levar toda sua orquestra em apresentações no exterior, o maestro Eduardo Lages e ele ficavam encarregados de contratar músicos das localidades nas quais iam tocar. E, justamente para uma apresentação no Madison Square Garden, coincidiu de os músicos que foram contratados serem os mesmos que tinham se apresentado com ninguém menos que Frank Sinatra em um show no Brasil. Uma emoção para o cantor e para o arranjador, que, anos depois, ao contar a história disse que, ao vê-los acompanhando Sinatra, sonhava um dia poder regê-los.

Aliás, nesta temporada de Detalhes, Roberto contou ao público uma história muito interessante. Pode-se até parodiar a fala de RC em O calhambeque e dizer que é uma história que só acontece ao Sinatra (no show, ele fez questão de ressaltar que o episódio foi contado a ele pelo Eduardo Lages).

"Ele viu o Frank Sinatra saindo do toalete todo molhado. É, molhado do que vocês estão pensando, mas não exatamente onde estão pensando, né? O Sinatra estava molhado aqui [e RC apontou para a coxa esquerda]. E a gente fica se perguntando: não, como é que pode? Tem alguma coisa errada, né, porque geralmente é aqui, né? [e apontou para a altura da cintura]. Mas aí ele me explicou "não, não tem nada de mais". É que, logicamente, todo mundo sabe que todo mundo é fã do Sinatra e em todo lugar que o Sinatra entra, tem sempre um fã. E, logicamente, quando ele entra num toalete, tem um cara aqui, com a mão tradicional aqui [na parede], e quando pressente que o Sinatra tá aqui do lado dele, ah, não tem jeito: FRANK SINATRA! [e faz o movimento de quem vira-se de lado e, sem querer, molha a calça do cantor] É... aí, molha...".

Ainda brincando com esse tipo de situação, Roberto disse a resposta que deu a um amigo que havia perguntado se nunca aconteceu de um fã dar uma... molhadinha. Ele disse: "não, bicho, nunca, porque quando eu entro num toalete já abro a porta cantando "quando eu estou aqui, eu vivo esse momento lindo", pois já sabe o alcance dessas coisas e já faz isso pra se defender".

Esta piada, que antecedia a apresentação dos músicos, encerrava com um momento surpreendente para os espectadores. "E quando a gente tem uma banda como essa, a gente tem sempre vontade de dar uma canja, e tem sempre vontade de dar uma canja noutra praia. Na praia de um Sinatra, por exemplo...".

E quem assistiu ao show Detalhes teve o privilégio de ver Roberto cantando um pouquinho de uma canção da "praia" de Frank Sinatra. Uma canção que foi escrita há mais de 70 anos, originalmente, para o musical Babes in arms, e, mais tarde, recebeu leituras também de Ella Fitzgerald e Shirley Bassey.

Segue a letra (do trecho cantado por RC no espetáculo)! Na foto, a capa do programa do show Detalhes (na época em que os espetáculos de RC traziam programas, com fotos e letras das músicas).

Abraços a todos, Vinícius.

THE LADY IS A TRAMP - Richard Rogers e Lorenz Hart

Hates California
It's so cold and so damp
That's why the lady
That's why the lady
That's why the lady is a tramp

P.S.: obrigado ao amigo Ramon Duccini por achar um registro em DVD de um show da turnê "Detalhes" na íntegra. Se não fosse por ele, não teríamos mais um detalhe pra contar nesta série.

3 comentários:

Anônimo disse...

1988_O Rei fez um "strip-tease" poético! Onde no palco, com a ajuda do Pêpe, ía trocando de roupa(a parte de cima só, rsrsrs). 20 anos depois de San Remo, ele encantou seus súditos com Canzone Per Te. Foi mais um sucesso na carreira de Roberto Carlos...DETALHES.

Armindo Guimarães disse...

Olá, Vinícius!

Apreciei muito este artigo. Muito interessante aquela parte humoristica.

Grande abraço, pá!

Markus disse...

Muito interessante! Esse show é realmente grandioso. Uma pena que esses dois números não tenham sido incluídos no CD Ao Vivo, que ficaria mais brilhante! Existe algum site onde podemos encontrar essas pérolas em mp3?