domingo, 26 de outubro de 2008

E Roberto Carlos cantou... - 11


Olá, amigos.

Nos últimos posts da série E Roberto Carlos cantou..., feita a partir da sugestão do amigo Everaldo Farias ainda na época do fotolog /rei_rc (e agora republicada neste blogue), chegamos à temporada intitulada Coração. Para saber outros detalhes deste e de outros shows, acesse o Blog Roberto Carlos Braga (criado por James Lima e que está dentre nossos links favoritos à direita) e veja a série O meu coração é como um palco.

Nesta série que resgata canções que Roberto interpretou apenas no palco, hoje este blogue novamente traz um pout-pourri criado com a ajuda da indefectível dupla Miéle & Bôscoli. E, como cantor de alma e coração na voz, RC ousou reconhecer em letra e música os corações de outros compositores que fazem a Música Popular Brasileira.

Em um momento de intérprete entremeado por textos que falavam alguns detalhes dos compositores ali homenageados em sua voz, Roberto abriu seu coração para escancarar outros corações que, sofrem (ou não) como ele - do mesmo "mal de amor". Das emoções de Pixinguinha e de João de Barro, do coração de criança de Caetano Veloso, da insensatez de Dorival Caymmi e da explosão de Gonzaguinha, RC mostrou que há muito tempo o coração faz parte do cancioneiro brasileiro.

Segue a letra destas releituras, ou melhor, destas análises do coração dos compositores feita por RC. Na foto, Roberto Carlos em Coração.

Abraços a todos, Vinícius.

O CORAÇÃO DOS COMPOSITORES

Canções interpretadas:

CARINHOSO - Pixinguinha e Braguinha
CORAÇÃO VAGABUNDO - Caetano Veloso
SÓ LOUCO - Dorival Caymmi
EXPLODE, CORAÇÃO - Gonzaguinha

Meu coração
Não sei por que
Bate feliz
Quando te vê

E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas, vão te seguindo
Mas mesmo assim
Foges de mim...

"Pixinguinha e Braguinha fizeram de "Carinhoso" o coração mais famoso do Brasil, sem dúvida alguma. Mas como será que pulsam os corações dos nossos outros amigos compositores? Como será, por exemplo, o coração de Caetano Veloso?".

Meu coração não se cansa
De ter esperança
De um dia
Ser tudo que quer

Meu coração de criança
Não é só a lembrança
De um vulto
Feliz de mulher

Que passou por meus sonhos
Sem dizer adeus
E fez dos olhos meus
Um chorar mais sem fim

Meu coração vagabundo
Quer guardar o mundo em mim
Meu coração vagabundo
Quer guardar o mundo em mim...

"E o Caymmi... o grande Dorival Caymmi! De coração tão grande que acaba onde a vista não pode alcançar...".

Oh, insensato coração
Por que me fizeste sofrer?
Porque, de amor, para entender
É preciso amar
Porque... só louco

"Amigo é pra gente guardar do lado esquerdo do peito, como diz o Mílton, mas a canção do nosso querido e inesquecível Gonzaguinha diz também coisas incríveis...".

Feito louco, alucinado e criança
Sentir o meu amor se derramando
Não dá mais pra segurar
Explode, coração

Vem, vem sentir o calor
Dos lábios meus
À procura dos teus

Vem matar essa paixão
Que me devora o coração
E só assim então
Serei feliz, bem feliz

Meu coração...

P.S.: no decorrer da temporada de Coração, Roberto Carlos deu espaço também para cantar um coração de um modismo que apareceu com muita força na segunda metade de 1990. Trata-se da música Agüenta coração, assinada por Prêndice, Ed Wilson e Paulo Sérgio Valle. Ela ganhou as rádios na voz de José Augusto, depois que se tornou a música-tema da novela Barriga de aluguel, então exibida às 18h na TV Globo (no ano de sucesso da música, José Augusto foi ao Roberto Carlos Especial, e os dois cantaram juntos a canção Fera ferida).

3 comentários:

James Lima disse...

Obrigado pela citação e pelos pedidos de vista ao RCB, bicho. Obrigado mesmo.

Quanto ao "Coração dos compositores", poxa, que numero lindo, né? Coloquei até o video no YouTube, pra complementar a matéria do show "Coração" lá no RCB.

Um abraço !
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Bárbaro esse pout-pourri! Amo assistir..ver e rever. Em DETALHES...ele também viaja por outras canções completando nossos corações apaixonados pelo eterno encanto do BRASA.
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

Esse medley é simplismente divino! Agora, uma raridade e curiosidade eterna: RC cantando Aguenta coração...

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço garoto e sumido!