domingo, 10 de janeiro de 2010

Dalva de Oliveira



Olá, amigos.

Em seu primeiro post de 2010, o blogue Emoções de Roberto Carlos traz uma reverência a uma artista que foi resgatada no início do ano. Foi preciso uma microssérie da TV Globo para que muitas pessoas reconhecessem o talento e a importância musical da cantora DALVA DE OLIVEIRA.



Sim, é bem verdade que o enfoque da dramaturgia de Maria Adelaide Amaral foi a conturbada relação que ela teve com Herivelto Martins. Mas Dalva & Herivelto - uma canção de amor foi fundamental também para revermos o momento da "Era de ouro" do rádio brasileiro, não só através dos cantores que protagonizaram (e do Trio de Ouro, grupo que formaram ao lado de Marino Pinto), como também nas figuras de Francisco Alves, Emilinha Borba, Linda Batista, Marlene, e tantos outros.

Este espaço em homenagem a RC abre espaço para louvar todo o bom trabalho apresentado na TV Globo, em texto, em reconstituição de época e nas atuações de Adriana Esteves e de Fábio Assunção. Além de mostrar uma "ligação musical" entre a estrela Dalva de Oliveira e Roberto Carlos.

RC cantava Bossa Nova no ano de 1961, em seu início de carreira fonográfica. Enquanto isto, Dalva chegava às lojas do Brasil e da América Latina com o LP Tangos (provavelmente "fruto" de sua relação com o cantor Ricky Valdéz). A música que abria o disco era uma bela canção de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera.



12 anos depois da gravação de Dalva de Oliveira, um Roberto Carlos mais voltado para o repertório romântico e iniciando sua carreira em dimensões latino-americanas, também faria uma leitura para esta música. Roberto "se atrevia a cantar um tango de Gardel", e relia uma música que já havia recebido a doce interpretação de Dalva de Oliveira.

Segue a letra! Na foto, Dalva de Oliveira.

Abraços a todos, Vinícius.

EL DÍA QUE ME QUIERAS - Carlos Gardel e Alfredo Le Pera

Acaricia mi ensueño
El suave murmullo de tu suspirar
Como rie la vida
Si tus ojos negros me quierem mirar
Y si es mio el amparo
De tu risa leve, es como un cantar
Ella aquieta mi herida
Todo, todo se olvida

El día que me quieras
La rosa que engalana
Se vestirá de fiesta
Con su mejor color
Al viento las campanas
Dirán que ya eres mia
Y locas las fontanas
Se contarán tu amor

La noche que me quieras
Desde el azul del cielo
Las estrellas celosas
Nos mirarán pasar

Y un rayo misterioso
Hará nido en tu pelo
Luciérnaga curiosa
Que verá que eres mi consuelo...

3 comentários:

Everaldo Farias disse...

Cara,

Gostei muito da minissérie e queria que a Globo sempre produzisse coisas assim que unem várias paixões do brasileiro: novela e música.

E muito legal você traçar um paralelo entre Dalva e Roberto. Não sei se chegaram a se conhecer, mas acho que o rei admirava o trabalho da estrela. No caso do Herivelto, o Roberto gostava do repertório do Nelson Gonçaves, que gravou várias canções do Herivelto.

Roberto inclusive cantou em uma entrevista, um trecho de Pensando em ti, exaltando a composição. Também citou Herivelto como um cara muito emocionado ao ser homenageado por uma escola de samba, no especial de 86.

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

James Lima disse...

Bicho, realmente o trabalho da Rede Globo nessa microssérie foi simplesmente sensacional. Raro eu dizer isso, mas foi muito bom mesmo !

Espero que sempre façam trabalhos desse tipo.

Quanto à Dalva. Realmente um talento e tanto ! E a canção de Gardel... Ai, a canção de Gardel... Fantasticamente fantástica !

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br

Anônimo disse...

Extraordinária essa mini série!
Com detalhes que desconhecia sobre sua vida; foi uma viagem à saudade.
Abraços,
Leda Martins.