terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Roberto Carlos em bom português - DESAMARRE MEU CORAÇÃO




Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em bom português continua na década de 1960, e recorda uma canção do Ray gravada pelo "Rei". Hoje recordamos uma canção interpretada por RAY CHARLES que Roberto Carlos cantou em bom português.

Pode-se dizer que a inclusão de uma música do repertório do Ray seja o primeiro passo da aproximação de Roberto com a música soul, que ficaria ainda mais forte em seus discos no final da década de 1960 e no início da década seguinte. Afinal, Ray Charles aproveitou sua experiência como cantor gospel e aliou suas características ao então emergente estilo chamado "rock 'n roll" para criar a "soul music".

Nesta época, algumas gravações suas passaram a ter destaque, casos de I got woman, What I say e Talkin about you. Mas, mesmo ligado ao gênero, Ray também experimentou cantar outros estilos musicais, como o jazz, as baladas românticas e canções clássicas da música americana.

Ruby (cantada por Roberto Carlos num dos seus grandes shows, já mostrados neste blogue), Cry me a river (que RC cantou em bom português - Chore por mim - no seu primeiro LP, Louco por você) e "I can't stop loving you" foram alguns dos sucessos de Ray Charles. Como se vê, a ligação do Ray com o "Rei" é muito estreita.

Sua história chegou às telas do cinema, através do filme Ray, que rendeu a Jammie Foxx o Oscar de Melhor Ator pelo papel-título. Nascido no ano de 1930 em Albany, Ray Charles Robinson desde cedo passou por adversidades.

Aos sete anos, um glaucoma tirou sua visão. Aliado à sua relação com a música, o cantor conviveu com fortes problemas com as drogas, em especial a heroína. Faleceu em Beverly Hills em 2004, deixando 12 filhos de sete diferentes mulheres.

É do repertório de Ray Charles a versão que encerra o lado B de É proibido fumar. Como o meu amigo Marcel Pilatti declarou no post anterior, as versões mostram claramente a diferença entre composições de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.

Embora já traga um pouco da influência da soul music, Roberto escolheu do repertório de Ray Charles uma canção que fala de amor. Aos 23 anos, o RC que iniciou o LP de 1964 cantando "é proibido fumar" encerrava seu disco pedindo para que seu coração fosse desamarrado.

Segue a letra! Na foto, Ray Charles.

Abraços a todos, Vinícius.

DESAMARRE O MEU CORAÇÃO (Unchain my heart) - Agnes Jones e Freddy James (versão de Roberto Carlos)

Meu coração quer se libertar
Do seu coração quer se desamarrar
Você me amarrou dizendo que me amava
Jogou o laço e pouco-a-pouco me apertava
Mas agora quero me libertar

Meu coração já não quer ficar
Com o seu coração que já deixou de me amar
Eu já nem sei se você me amou um dia
Se divertir comigo é o que você queria
Mas agora quero me libertar

Meu coração já cansou de sofrer
E de você já não quer mais saber
Meu coração já cansou de sofrer
E de você já não quer mais saber

Meu coração quer se libertar
Do seu coração quer se desamarrar
Você me amarrou dizendo que me amava
Jogou o laço e pouco-a-pouco me apertava
Mas agora quero me libertar

Libertar, libertar, libertar...

Nenhum comentário: