terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pery Ribeiro



Olá, amigos.

Ainda aproveitando o sucesso da microssérie Dalva e Herivelto - uma canção de amor, o Emoções de Roberto Carlos volta a falar sobre a família de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins. Mas do fruto deste relacionamento conturbado, que acabou partindo para a carreira musical.

Como a microssérie de Maria Adelaide Amaral apontou, PERY RIBEIRO foi se aproximando da parcela musical de seus pais (mesmo a contragosto de Herivelto). Depois de algumas apresentações quando criança, sua carreira artística teve início em 1959 - assim como Roberto Carlos - quando foi convidado por Paulo Gracindo para participar do programa dele na Rádio Nacional. Neste ano, Peri de Oliveira Martins passou a ser conhecido como Pery Ribeiro, graças à sugestão do animador de rádio César de Alencar.



Ao longo de seus 50 anos de carreira, Pery dedicou sua voz principalmente ao repertório da Bossa Nova, mas também reverenciou compositores de gerações anteriores - caso dos discos Fica comigo esta noite - Pery Ribeiro interpreta Adelino Moreira e Tributo a Taiguara. O cantor foi vivido na microssérie por Thiago Fragoso (o ator do lado direito, acompanhado de Thiago Mendonça, que fez o papel de Ubiratan, filho caçula de Dalva de Oliveira e de Herivelto Martins).

Mas Pery Ribeiro não está presente no Emoções de Roberto Carlos somente pela coincidência de, no ano passado, ter comemorado seus 50 anos de carreira com seu nome artístico. Pery e RC estão unidos musicalmente desde o ano de 1976.



Em seu LP Bronzes e cristais, Pery Ribeiro fez uma leitura para uma música da safra de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Ele abriu seu repertório para uma joia rara escrita pela dupla no ano de 1975.

Segue a letra! Na foto, Pery Ribeiro em um show recente.

Abraços a todos, Vinícius.

OLHA - Roberto e Erasmo

Olha, você tem todas as coisas
Que um dia eu sonhei pra mim
A cabeça cheia de problemas
Não me importo, eu gosto mesmo assim
Tem os olhos cheios de esperança
De uma cor que mais ninguém possui
Me traz meu passado e as lembranças
Coisas que eu quis ser e não fui

Olha, você vive tão distante
Muito além do que eu posso ter
Eu que sempre fui tão inconstante
Te juro, meu amor, agora é pra valer

Olha, vem comigo aonde eu for
Seja minha amante e meu amor
Vem seguir comigo o meu caminho
E viver a vida só de amor

Olha, vem comigo, vem comigo aonde eu for
Seja minha amada, minha amante e meu amor...

Nenhum comentário: