terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Palhaços e o rei - TOM CAVALCANTE (1994)



Olá, amigos.

Com este post, a série Palhaços e rei chega ao seu fim. Nos últimos dias, o Emoções de Roberto Carlos recordou as participações de humoristas nos especiais de Roberto Carlos.

O Roberto Carlos Especial de 1994 começou com um fã alucinado querendo encontrar com "Roberto Carlos, o rei da multidão".O programa decorria, até acontecer um momento inusitado. Roberto tomava o lugar do nosso maestro Eduardo Lages e regia sua orquestra, seu RC-9, que interpretava a música Um novo tempo - o tema tradicional da TV Globo em suas vinhetas de final de ano.

Mas, em meio à orquestra, eis que surge a figura do cearense (conterrâneo do amigo Everaldo) TOM CAVALCANTE, interpretando seu então personagem mais conhecido - João Canabrava (que o Brasil conheceu desde seus tempos de aluno de Chico Anysio, no humorístico global Escolinha do professor Raimundo). RC atualmente vira o Tomberto Carlos, na imitação que Tom faz em Show do Tom, programa do comediante na TV Record - para o qual Roberto já concedeu entrevista exclusiva, em seu primeiro projeto Emoções em alto mar .

Mas hoje segue o diálogo do encontro de Tom com Roberto Carlos em 1994, mostrado na foto - cedida por Everaldo Farias.

Abraços a todos, Vinícius.

***
JOÃO - Roberto Carlos, eu sou louco por você, sou apaixonado por você, sei que você é gente fina. Eu sou seu ídolo Roberto Carlos.

RC - Pra falar a verdade é mesmo, mas o que é q você tá fazendo no meio da orquestra?

JOÃO - Tava fazendo um arranjo...

RC (sem entender) - Mas todo mundo sabe que quem faz os meus arranjos é o maestro Eduardo Lages.

JOÃO - Eu tô falando a maneira que arranjei pra entrar aqui... E foi um sufoco!

RC - Mas, tudo isso que você passou valeu, porque chegando até aqui estar trazendo esse grande cômico que conhecemos... (anuncia) Que é o Tom Cavalcante!

(Tom tira a peruca loira, é aplaudido, e começa a falar com RC como ele mesmo)

TOM - Eu agradeço... (e explica) mas vim aqui pedir a oportunidade que você vai me dar como cantor. Tô pretendendo gravar um disco de embreagem, um disco voador... E você vai me dar a oportunidade e ao mesmo tempo avaliar meu trabalho.

RC - Eu não sabia que você viria aqui pra cantar! Temos recebidos aqui grandes artistas...

TOM (interrompendo) - Eu vou cantar! (à plateia) Vocês não reparem tô um pouco nervoso, mas sei cantar por exemplo...

(e Tom faz suas imitações. A primeira da noite é Fagner, cantando Noturno. Em seguida, Maria Bethânia, na interpretação de As canções que você fez pra mim. A terceira, um solo vocal imitando Gal Costa, é reprovada por RC, mas Tom promete se redimir, e se redime ao cantar Manuela, em uma imitação do cantor Julio Iglesias)

TOM (anunciando) - Mas agora vou cantar a mais maravilhosa de todas.

EMOÇÕES - Roberto, Erasmo e Tom Cavalcante

Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Cheguei do Ceará
Com a mão na frente
E a outra atrás
E agora estou ao lado
Do Rei sorrindo
De paz com a vida...

(os dois se abraçam, diante do aplauso do público)

*****

No próximo post, o Emoções de Roberto Carlos entra em contagem regressiva, para falar sobre tudo das gravações do Roberto Carlos especial de 2009. E começa a celebrar mais um fim ano deste espaço para falar de RC.

2 comentários:

Anônimo disse...

Desafio: Qual o nome dessa ópera (ária) que o Tom canta e é reprovado pelo Rei?
Já tentei de tudo que é jeito em muitos sites, ninguém sabe...
Abraços!

Anônimo disse...

Bom Dia!
Fim do mistério:
'Concerto para uma só voz' (Concerto pour une voix) composto por Saint-Preux, interpretado por vários cantores como Jessé, Gal Costa...
Valeu pela atenção!