quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Eu só não quero cantar sozinho - 8



Olá, amigos.

A série Eu só não quero cantar sozinho mostra, a partir de hoje, participações de Roberto Carlos em discos de outros artistas. O primeiro da lista não poderia ser outro: no LP do amigo de fé, irmão camarada, o nosso amigo ERASMO CARLOS.

Em 1980, Erasmo apresentou à PolyGram (atual Universal) um projeto ousado - fazer um disco só de encontros musicais dele com grandes artistas do cenário musical brasileiro. No repertório, somente canções de sua autoria - quase todas assinadas em parceria com Roberto Carlos - mesclando músicas que ele já havia gravado com outras que tinham feito sucesso na voz de RC.

Erasmo Carlos convida... apresentou memoráveis números, e se tornou um pioneiro LP dedicado só a encontros musicais (anos antes, Nara Leão havia feito o disco Meus amigos são um barato, formado basicamente por duetos - um deles foi com o próprio Erasmo, na canção Meu ego, dele e de Roberto -, mas que trazia algumas faixas nas quais ela cantava sozinha). Os cantores convidados foram os seguintes: Gal Costa (Detalhes), Tim Maia (Além do horizonte), Gilberto Gil (Mané João), Rita Lee (Minha fama de mau), o grupo A Cor do Som (Sou uma criança, não entendo nada), Maria Bethânia (Cavalgada), Caetano Veloso (Quero que vá tudo pro inferno), Jorge Ben (O comilão), Nara Leão (Café da manhã), Wanderléa (Na paz do seu sorriso) e o conjunto As Frenéticas (Se você pensa).

O primeiro da lista de convidados de Erasmo Carlos só poderia ser um: ROBERTO CARLOS. Erasmo reservou para eles uma canção com uma história muito curiosa: a dupla estava fazendo a canção, mas "empacou" justamente no refrão. Roberto então pediu um tempo para tirar um cochilo de 15 minutos. Ao ser despertado, prontamente ele falou: "preciso acabar logo com isso, preciso lembrar que eu existo".

Assim nascia a música que Erasmo gravou em 1970 para seu LP Erasmo Carlos e Os Tremendões e, dez anos depois, os dois cantariam na faixa de abertura de Erasmo Carlos convida.... O encontro seria tão bem sucedido que volta e meia eles interpretam juntos em números do Roberto Carlos Especial - 1984, 1987, 1989, 1997 e 2004 (neste último, a dupla cantou a música na companhia de Wanderléa).

Segue a letra! Na foto, Erasmo e Roberto no especial que a TV Globo fez para Erasmo Carlos - os dois cantaram um clipe da canção abaixo.

Abraços a todos, Vinícius.

SENTADO À BEIRA DO CAMINHO - Roberto e Erasmo

(ROBERTO CARLOS)
Eu não posso mais ficar aqui a esperar
Que um dia de repente você volte para mim
Vejo caminhões e carros apressados a passar por mim
Estou sentado à beira de um caminho que não tem mais fim

(ERASMO CARLOS)
Meu olhar se perde na poeira desta estrada triste
Onde a tristeza e a saudade de você ainda existe
Esse sol que queima no meu rosto um resto de esperança
De ao menos ver de perto seu olhar que eu trago na lembrança

(OS DOIS)
Preciso acabar logo com isso
Preciso lembrar que eu existo
Que eu existo, que eu existo ....

(ROBERTO)
Vem a chuva molha o meu rosto e então eu choro tanto
Minhas lágrimas e os pingos dessa chuva se confundem com meu pranto
Olho pra mim mesmo, me procuro e não encontro nada
Sou um pobre resto de esperança na beira de uma estrada

(ERASMO, com contracanto de ROBERTO))
Carros, caminhões, poeira, estrada, tudo tudo se confunde em minha mente
Minha sombra me acompanha e vê que eu estou morrendo lentamente

(ROBERTO, com contracanto de ERASMO)
Só você não vê que eu não posso mais ficar aqui sozinho
Esperando a vida inteira por você sentado à beira de um caminho

(OS DOIS)
Lá ra lá ra lá...

Nenhum comentário: