quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Eu só não quero cantar sozinho - 1



Olá, amigos.

Hoje este blogue dá início à primeira série do ano de 2009. Neste e nos próximos posts, a série Eu só não quero cantar sozinho recordará os duetos de Roberto Carlos que têm registro fonográfico - em seus discos, nos discos de outros artistas e também em registros especialíssimos da discografia do Brasil e do mundo.

Começamos a série trazendo o primeiro registro de dueto vocal na discografia de Roberto Carlos. Na época o já consagrado cantor que levava aos palcos de todos os lugares as suas emoções, RC teve a generosidade de dividir uma das faixas de seu LP lançado em 1982 com uma grande amiga: MARIA BETHÂNIA.

Além de já ter interpretado algumas canções da safra de Roberto e Erasmo (dentre elas, Jesus Cristo, no show que se tornou o LP Recital na Boite Barroco), Bethânia já havia participado de dois especiais de fim de ano de Roberto. Em 1979, ela interpretou seu então lançamento da época - uma leitura da forte Grito de alerta (de Gonzaguinha) e se tornou uma pioneira, pois foi a primeira cantora com a qual RC dividiu os vocais para cantar uma música que era lançamento de seu LP daquele ano - Desabafo.

No Roberto Carlos Especial de 1981, ela retornaria para ajudar Roberto a homenagear o "poetinha" Vinícius de Moraes (que morreu no final do ano anterior). Os dois tiveram um bate-papo informal sobre Vinícius para, em seguida, ela apresentar sozinha a música Se todos fossem iguais a você. E, para finalizar o bloco que homenageava o poeta, Roberto Carlos, Maria Bethânia e Tom Jobim interpretaram divinamente a canção Eu sei que vou te amar.

O "mano" Caetano Veloso também afirmou no documentário Outros (Doces) Bárbaros que não conhecia ainda o trabalho de RC na Jovem Guarda, somente através da "mana" Bethânia que ele veria a qualidade do "iê-iê-iê" brasileiro. "Quando eu ouvi aquilo tudo eu desbundei", afirmou Caetano. Em 1993, ela ainda reverenciaria as canções de Roberto e Erasmo Carlos, no LP As canções que você fez pra mim.

Por estas e tantas, Roberto escolheu Maria Bethânia para ser o primeiro artista com quem dividiria os vocais numa faixa de seu LP. A primeira faixa do disco de 1982 traz um conselho musical do "amigo" RC para a "amiga" Bethânia. Pessoas ligadas a Roberto Carlos afirmam que esta música foi feita em homenagem à sua secretária, Carminha, que teve seu casamento terminado através de um comunicado por telefone do seu então marido. O encontro musical do LP rendeu um clipe - apresentado no Roberto Carlos Especial daquele ano e presente no DVD Duetos, lançado ao final de 2006.

Segue a letra! Na foto, Bethânia e Roberto em 1982.

Abraços a todos, Vinícius.

AMIGA - Roberto e Erasmo

(ROBERTO CARLOS)
Amiga, perdoa se eu me meto em sua vida
Mas sinto que você vive esquecida
De se lembrar que tudo terminou

Amiga, o pano se fechou no fim do ato
Você não aceitou da vida o fato
Que desse caso nada mais restou

Aquele por quem você se desespera e chama
Por quem você procura em sua cama
Na realidade a muito te esqueceu

Esqueça, refaça a sua vida urgentemente
Que o tempo passa e um dia de repente
A gente chora o tempo que perdeu

(MARIA BETHÂNIA)
Amigo, eu te agradeço por sofrer comigo
Mas tento me livrar e não consigo
De tudo que esse cara foi pra mim

Às vezes, eu penso tanto nele que me esqueço
Que qualquer dia desses enlouqueço
Por insistir num sonho que passou

Se acaso eu jogo a minha juventude à toa
Nas águas desse pranto, me perdoa
E peço o teu conselho sem te ouvir

Mas ele é tudo que mais quero e que preciso
É o ar que eu necessito e não consigo
Me sufocando se ele não está

(ROBERTO)
Amiga, se quer desabafar conte comigo
Mas se você chorar choro contigo
Amigo é pra essas coisas, estou aqui

Amiga...

(BETHÂNIA)
Amigo..

Nenhum comentário: