segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Eu só não quero cantar sozinho - 7



Olá, amigos.

A série Eu só não quero cantar sozinho apresenta mais um momento da discografia de Roberto Carlos no qual ele cantou em parceria com outro artista. Novamente, numa faixa de disco lançada apenas para o exterior, mas em uma situação diferente da mostrada no post passado.

Em seu álbum lançado para o mercado latino em 1991, Roberto decidiu incluir uma canção de Roberto Livi e Alejandro Vezzani intitulada Si piensas... si quieres.... Ao contrário do caso de Amiga (gravada com Maria Bethânia) e de Amigos (gravada com Ana Belén), neste caso a versão em castelhano motivou que houvesse o encontro "brasileiro" com Fafá de Belém para seu LP lançado ao final de 1991 no Brasil.

A escolhida para fazer o dueto com RC em seu álbum hispânico foi a atriz e cantora espanhola ROCIO DÚRCAL. Maria de los Angeles de las Heras Ortíz começou sua carreira muito cedo, e aos 15 anos, com a canção La sombra vendo, se apresentou no programa de TV Primer aplauso. O produtor Luis Sanz entrou em contato com ela e a levou para ter aulas de canto e de dança com grandes profissionais espanhois.

A partir de então, passou a se apresentar com o nome de Rocio Dúrcal e atuou nos filmes Canción de juventud e Rocio de la Mancha. Aos 17 anos, já fazia turnês bem sucedidas no México, na Venezuela, em Porto Rico e nos Estados Unidos. Durante a década de 70, Rocio faria turnês na Europa e na América com o marido, também cantor, Antonio Morales.

Em 1976, a cantora entraria em contato com Juan Gabriel (autor de Se me olvido otra vez, última faixa do disco Canciones que amo, lançado por RC em 1997), que a convenceu a investir no mercado latino. A partir dos anos 80, Rocio Dúrcal passou a ter em seu repertório músicas de compositores de destaque, como Marco Antonio Sollis, Juan Carlos Calderón e Roberto Livi.

E através de Roberto Livi as vozes de Roberto Carlos e Rocio Dúrcal se encontraram. Na língua hispânica, os dois apresentaram uma discussão amorosa com todo o tempero latino.

Segue a letra! Na foto, Rocio e RC em apresentação para a televisão.

Abraços a todos, Vinícius.

SI PIENSAS... SI QUIERES... - Roberto Livi e Alejandro Vezzani

(ROCIO)
Si piensas en volver a mí
Y de nuevo conquistarme
Tendrá que ser como yo quiero
Si no no voy a enamorarme
Que yo he cambiado y tú no sabes
Ya no yo soy la misma de antes

(ROBERTO)
Si quieres que yo vuelva a ti
No me pongas condiciones
Que con el cambio se te olvida
Quien lleva aquí los pantalones
Y por las buenas yo te quiero
Pero a las malas ni a empujones

(ROCIO)
Pero no puedo permitir
Que tu amor me haga sufrir
Que me quieras cuando quieres
Que dividas tu cariño
Con amigos con canciones
Y quien sabes con mujeres

(ROBERTO)
Siempre he sido como soy
Un boemio, un soñador
De la vida enamorado
Y te quiero a mi manera
No me pidas que yo cambie
Si me quieres a tu lado

(ROCIO)
Si tú piensas en volver...

(ROBERTO)
Si tu quieres que yo vuelva...

2 comentários:

Armindo Guimarães disse...

Olá, pá!

Estava no "Diário de um Salafrário" e passei por aqui para te dizer o que já tinha dito, ou seja, que meteste mãos à obra nesta série "Eu só não quero cantor sozinho" e muito bem porque deste modo reúnes numa só peça o que de outro modo andaria dispersado.

Além disso, é uma fonte de informação para quem como eu pouco ou nada sabe sobre o nosso mais que tudo.

Continua!

Abraços robertocarlisticos

James Lima disse...

Esse dueto é simplismente demais !
Fiquei triste quando a Rocío morreu, em 2006.

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la