quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Panoramas ecológicos - 1


Olá, amigos.

Este blogue hoje inicia mais uma série temática envolvendo as canções da safra de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de setembro), a partir de hoje passamos a lembrar um tema recorrente no cancioneiro da dupla: as canções ecológicas.

A ECOLOGIA é uma parte da biologia destinada ao estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente no qual vivem - abordando suas conseqüentes adaptações e as mudanças que traz para o lugar em que está vivendo. Roberto e Erasmo iniciaram suas abordagens musicais sobre o tema na década de 1970, trazendo visões muito críticas sobre a relação do homem com a natureza - conforme serão apresentadas as letras dos posts seguintes.

A série se chama Panoramas ecológicos, e tem seu título inspirado em uma canção emblemática feita por Roberto e Erasmo. Na faixa de abertura de seu LP Pelas esquinas de Ipanema, de 1978, Erasmo Carlos se baseou nos estudos de Botânica que a esposa Narinha estava fazendo para compor com Roberto uma música sobre ecologia.

No show que virou seu disco e DVD Erasmo Carlos ao vivo, ele falou sobre sua canção. "No fim dos anos 70, Roberto Carlos e eu fizemos algumas canções falando sobre ecologia. Bem antes do Sting se vestir de índio ou do Juruna. E dentre todas, As baleias, O ano passado, O progresso, essa eu considero a definitiva". E com ela tem início a série Panoramas ecológicos, que mostra o ponto de vista de Roberto e Erasmo para as questões ambientais.

Segue a letra! Na foto, Erasmo e Roberto no Roberto Carlos Especial de 1984.

Abraços a todos, Vinícius.

PANORAMA ECOLÓGICO - Roberto e Erasmo

Lá vem a temporada de flores
Trazendo begônias aflitas
Petúnias cansadas
Rosas malditas

Prímulas despetaladas
Margaridas sem miolo
Sempre-vivas quase mortas
E cravinas tortas
Odoratas com defeitos
E homens perfeitos

Lá vem a temporada de pássaros
Trazendo águias rasteiras
Graúnas malvadas
Pombas guerreiras

Canários pelados
Andorinhas de rapina
Sanhaços morgados
E pardais viciados
Curiós desafinados
E homens imaculados

Lá vem a temporada de peixes
Trazendo garoupas suadas
Piranhas dormentes
Sardinhas inchadas

Trutas desiludidas
Tainhas abrutalhadas
Baleias entupidas
E lagostas afogadas
Barracudas deprimentes
E homens inteligentes...

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Em 2002 Roberto Carlos gravou SERES HUMANOS_que fala um pouco da ecologia. E. 1989, AMAZÔNIA_Canções belíssimas citadas aqui no blog.
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

Parabéns, bicho.

Muito boa a nova série, e além disso, muito bacana ver que você lembrou também de uma canção do tremendão, Panorama Ecológico, que, cá entre nós, é linda, né?

Um abraço
James Lima
(Amanhã tem matéria nova)
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Erasmo já falou que de todas as ecológicas que fizeram, essa é a mais profunda!

Não sei se a consideraria a mais tocante, mas sem dúvida é muito fascinante o paralelo entre a natureza e a ambição humana, a pseudo-perfeição, a ganância...

Excelente série, você sempre genial!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!