domingo, 7 de setembro de 2008

Eduardo Lages, INESQUECÍVEL...



Olá, amigos.

Hoje este blogue orgulhosamente apresenta o mais recente trabalho do nosso maestro EDUARDO LAGES. Este artista que muitos de nós conhecemos primeiro como "o maestro do Roberto Carlos" e que, desde 2005 (com seu disco Emoções), passamos a ver seu trabalho como músico, arranjador e produtor nos trabalhos do disco Cenário (de 2006) e do disco e DVD Com amor (do ano passado).

Ao completar seus 30 anos de parceria com o artista que ele define como "o maior cantor popular do Brasil", Eduardo Lages novamente faz reverência à obra de Roberto Carlos. Uma reverência vinda em 12 faixas, em 12 momentos tão bonitos que ainda neste mês chegarão às prateleiras das boas casas do ramo da boa música.

Além de termos o privilégio de conhecer seu trabalho como músico (e não somente por sua ligação com RC), estes anos mais recentes fizeram com que muitos dos que acompanham sua carreira agora tenhamos o privilégio de estar em contato com ele. De ver, passo a passo, seu disco acontecendo. E acontecendo em meio às turbulências, aos detalhes de uma vida atribulada.

Em meio a apresentações com Roberto Carlos no Brasil e no exterior, do histórico show de RC com Caetano Veloso em homenagem a Tom Jobim, dos arranjos para o mais recente disco do grupo KLB, Eduardo Lages achou um espaço para emitir novos acordes para a música instrumental brasileira. Trazendo novas leituras para sucessos do repertório de Roberto Carlos, sob a ótica de um maestro que recria formas de arranjar as canções que RC fez pra nós. E que, a partir do lançamento de seu disco, serão "as canções que Eduardo Lages trouxe pra nós".

Conforme adiantou em seu blogue, seu disco traz as seguintes faixas:

1)Detalhes
2)Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
3)Vista a roupa, meu bem
4)Por isso corro demais
5)Você em minha vida
6)E por isso estou aqui
7)O calhambeque
8)Eu preciso de você
9)Costumes
10)Perdoa
11)Jovens tardes de domingo
12)Jesus Cristo

Um repertório bem estudado, analisado em parceria com os leitores de seu blogue (inclusive, este modesto fã que vos escreve), que durante meses fizeram sugestões para esta nova viagem em 12 etapas pela safra de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Num trabalho que, além da habitual minúcia musical de Eduardo Lages, traz uma lista cuidadosamente escolhida, passeando por várias nuances de RC, deste artista do qual há décadas Eduardo Lages é o arauto. Afinal, se Roberto Carlos é o "Rei", o monarca precisa de um arauto para anunciar sua chegada. Bem parecido com o que o maestro faz em suas aberturas instrumentais...

O disco abre com Detalhes, considerada por muitos a mais bela canção de Roberto e Erasmo. Depois, desfilam as várias maquiagens da obra de RC, com o show de suas canções que nunca terminam em nossos aparelhos de som, e que cada artista redescobre e nos faz redescobrir com suas novas leituras.

Ali está a safra da Jovem Guarda, e as saborosas melodias de Por isso corro demais, O calhambeque e E por isso estou aqui (com direito à tardia nostalgia de Jovens tardes de domingo). A homenagem ao "mano" Caetano Veloso (com o qual Eduardo também trabalhou, tanto no dueto de Roberto com ele para o Roberto Carlos Especial de 1992 quanto para o recente tributo a Tom Jobim feito pelos dois), em Debaixo dos caracóis dos seus cabelos. A irreverência de um Roberto da década de 1970, com Vista a roupa, meu bem.

E depois surgem outros achados, momentos tão bonitos que só mesmo quem garimpa a discografia de um artista é capaz de encontrar. Afinal, infelizmente não são todas as canções que são associadas a determinados artistas (algumas são "sacrificadas" no caminho, para que outras recebam a glória do sucesso de público). E, enfim, Eduardo Lages faz justiça a algumas músicas de Roberto - da doçura de Eu preciso de você (encontrada na safra de 1981), passando pela manha após uma discussão amorosa de Perdoa (pérola do disco de 1983) e nas resignações amorosas - mais brandas (como Costumes, de 1979) ou mais atrozes (Você em minha vida, de 1976).

Para não perder o hábito, a reverência a Roberto Carlos termina com Jesus Cristo, esta definitiva mensagem religiosa que transpôs décadas e que agora vem com leitura instrumental. Tanta grandiosidade reunida em um só nome, uma só palavra. Uma só certeza, que o maestro Eduardo Lages vem nos dizer:

"INESQUECÍVEL

... é o jeito de fazer arranjo do maestro Glenn Miller a quem humildemente reverencio na gravação de O CALHAMBEQUE.

... é o ritmo dançante de Ray Conniff e sua orquestra no qual me inspirei ao gravar VISTA A ROUPA, MEU BEM.

... é a minha história nesses ultimos 30 anos E POR ISSO ESTOU AQUI.

... é um momento vivido ao som dessas músicas no coração dos românticos".

Às vésperas de Inesquecível chegar às lojas, Eduardo já disponibilizou em seu blogue um link com trecho de uma das interpretações que virão em seu novo trabalho. Trata-se da terceira faixa de seu disco, uma sátira criada por RC em homenagem aos cantores "da antiga" (Roberto alterou a voz para parecer que ela saía meio distorcida, como se seu som estivesse saindo dos gramofones). Um dado curioso: assim como no disco de Eduardo Lages, esta canção também foi a terceira faixa do LP que Roberto Carlos gravou em 1970 (com uma ressalva: terceira faixa do lado A, pois na época ainda era vinil).

Nos moldes de Ray Conniff, Eduardo Lages coloca um arranjo dançante para esta canção, mais uma pérola achada no repertório de Roberto Carlos. Este blogue parafraseia a letra que segue, para dar um conselho aos que, em breve, ouvirão esta trabalho tão inesquecível quanto o seu título: acreditem nele e em seu amor também, pois certamente vem por aí um novo disco fantástico para escutarmos.

Segue a letra! Na foto, a capa de Inesquecível, apresentando Eduardo Lages com ares de "maestro de baile". A foto é de Markos Fortes.

Abraços a todos, Vinícius.

VISTA A ROUPA, MEU BEM - Roberto e Erasmo

Vista a roupa, meu bem
Vista a roupa, meu bem
Acredite em mim
E no meu amor também

Vista a roupa, meu bem
Vista a roupa, meu bem
Isto está muito bom mas temos que ir embora
Vista a roupa e vem

Vista a roupa, meu bem
Vista a roupa, meu bem
Você não se decide
E isto assim não fica bem

Esta praia está boa
Mas você me magoa
Insistindo em ficar

Vista a roupa, meu bem
Vista a roupa, meu bem
E vamos nos casar

Vamos nos casar...
Vamos nos casar...

13 comentários:

James Lima disse...

Bicho, como eu já tenho dito várias vezes, estou ansiosíssimo por esse novo lançamento do nosso maestro.

Sexta que vem vai ter postagem lá no blog sobre ele.

Creio eu que este seja o melhor CD do maestro. Mas nada posso dizer sem ouví-lo, né? Mesmo assim, dá pra sentir que vai ser maravilhoso.

Um forte abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

James Lima disse...

Bicho, ainda tá tendo problemas lá no Rc Braga?

Um abraço!

Anônimo disse...

O repertório está belíssimo! Tenho todos os Cds do Maestro; e não vou deixar de comprar este INESQUECÍVEL trabalho.
Beijos,
Leda Martins.

Anônimo disse...

VINÍCIUS

PARABÉNS PELA MATÉRIA
ADORO PASSAR AQUI
PRA LER TEUS COMENTÁROS

E,COMO TODOS
AGUARDO ANSIOSA
O NOVO CD DO EDUARDO
SEMPRE PERFEITO
E AGORA
INESQUECIVEL
TAMBÉM

LILIAN

SANTA MARIA - RS

Anônimo disse...

Excelente resenha. Parece até que já ouviu o disco.

Fabiano Cavalcante

Anônimo disse...

Vinícius,

Estamos todos na expectativa desse primoroso trabalho, elegância em forma de melodia!

www.everaldofarias.blogspot.com
Blog Música do Brasil

Um forte abraço!

Armindo Guimarães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Armindo Guimarães disse...

Olá, pá!

Só mesmo um curioso como tu, faria uma reportagem tão completa como esta.

Parabéns!

Grande abraço

Márcia Tristão-Bennett disse...

Vinicius:

Tenho que te parabenizar pela sua linda maneira de escrever uma materia!!!!!!! Quando te pedi para que nos contasse sua experiencia quando foi assistir ao show da Bossa Nova, tive lagrimas em varias passagens de texto. Voce simplesmente nos transportou para o Teatro Municipal, tao belo foi o seu texto. Agora, nesta visita, voce novamente, nos brinda com este outro texto lindo sobre o nosso Maestro Eduardo Lages!

Aplausos de peh!!! Tanto para voce como para o Maestro Eduardo Lages por estar colocando no mercado fonografico, semana que vem, uma obra prima!!! Quem ficar de fora nao sabe o que a musica instrumental do Maestro Eduardo Lages tem para oferecer a nos, amantes da boa musica!

Beijos azuis

Anônimo disse...

Obrigado, Vinicius
Voce sempre prestigiando meus trabalhos.
um grande abraço
Eduardo Lages

Carmen Augusta disse...

Caro Vinicius,
enquanto lia sua matéria,tive a mesma sensação do Fabiano.Pensei: será que ele já ouviu o CD?
Descrição perfeita!
Mas estamos aí na espectativa dessa maravilha. Que ansiedade!
Um abraço.

Rosangela Amorim disse...

Vinícius!
Parabéns pela homenagem ao Maestro!

Lendo essa matéria sobre o novo trabalho, só nos dá mais ansiedade ainda para tê-los em nossas mãos!

Que bom que já ganhei o meu e autografado!!

Um abraço!

Passa lá no meu flog!(www.flogao.com.br/rcdetalhes)

Rosangela Amorim / BH

Maykon Vieira disse...

Como tenho que fazer para um dia tocar no minímo a metade que o maestro toca? Sou tecladista tenho 18 anos e meu sonho é cursar uma faculdade de música