sexta-feira, 16 de julho de 2010

Os sete pecados de Roberto Carlos - AVAREZA




Olá, amigos.

A série Os sete pecados de Roberto Carlos apresenta hoje mais um pecado capital cantado por RC em sua discografia. E o pecado de hoje tem sentidos ambíguos.

Em oposição à generosidade surge a AVAREZA, que tanto serve para falar da ganância quanto da idolatria exagerada. O avarento não abre mão de priorizar seus bens materiais e seu dinheiro e prefere colocá-los em primeiro plano (até mesmo deixando Deus em segundo plano).



Em virtude destes dois sentidos para o pecado da avareza, a postagem de hoje traz duas canções movidas por sentimentos avarentos. A primeira vem do LP O inimitável, lançado em 1968, e fala de uma saudade que não tem dinheiro que pague. A segunda chega a 1992, e em meio a tantos elogios à mulher idolatrada, a certeza de posse aparece na insistência em dizer "você é minha".

Seguem as letras! Nas fotos, Roberto Carlos em 1968 (numa rara foto usando bigode) e em 1992.

Abraços a todos, Vinícius.

NÃO HÁ DINHEIRO QUE PAGUE
- Renato Barros

Eu sempre acreditei que a qualquer hora
Eu pudesse lhe deixar
E pensei que sem você
Não poderia nunca me queixar

Mas quando fiquei sem lhe ver
Então é que eu pude entender
Que não há dinheiro no mundo
Que me pague a saudade de você

Não há dinheiro no mundo
Que me pague a saudade de você...

E agora que você de novo está comigo
Eu posso até dizer
Que foi tão grande o castigo
Mas me fez enfim compreender

O erro que eu cometi
Sofrendo porém aprendi
Que não há dinheiro no mundo
Que me pague a saudade que senti...

Não há dinheiro no mundo
Que me pague a saudade que senti...

Não há dinheiro no mundo
Que me pague a saudade que senti...

*****

VOCÊ É MINHA - Roberto e Erasmo

Gosto tanto do seu jeito
Gosto desse beijo que me molha a boca
Gosto tanto desse corpo lindo
Que se esconde embaixo dessa roupa

Se é de manhã te vejo
Fruta fresca a provocar o meu desejo
Delirando de paixão
O suco dessa fruta eu bebo no seu beijo

Você é linda, amo você...

Você é minha
Meu doce favo de mel
Me adoça a boca
Me faz sentir no céu

Você é minha
Meu doce favo de mel
Me adoça a boca
Me faz sentir no céu

Gosto tanto do seu jeito
De tirar as meias sem correr o fio
Gosto de puxar seu zíper
Te beijar os ombros, ver seu arrepio

Quando você me abraça
Fico enlouquecido com o seu perfume
Gosto quando você diz
Que é minha porque isso acalma o meu ciúme

Eu não resisto, amo você...

Você é minha
Meu doce favo de mel
Me adoça a boca
Me faz sentir no céu

Você é minha
Meu doce favo de mel
Me adoça a boca
Me faz sentir no céu

Você é linda, amo você...

Você é minha
Meu doce favo de mel
Me adoça a boca
Me faz sentir no céu

Você é minha
Meu doce favo de mel
Me adoça a boca
Me faz sentir no céu

Favo de mel, doce paixão, coisa louca
Doce sabor quando me beija na boca...

Nenhum comentário: