terça-feira, 20 de julho de 2010

Os sete pecados de Roberto Carlos - GULA



Olá, amigos.

A série Os sete capitais de Roberto Carlos traz hoje mais um pecado capital presente na discografia de RC. Esta lista apresentada no Emoções de Roberto Carlos segue os preceitos de São Tomás de Aquino.

O pecado apresentado hoje é o da GULA, que simboliza a vontade excessiva por comida ou pela bebida. O desejo de ingestão de alimentos demonstra o egoísmo da pessoa.

Este excesso foi mostrado por RC em dois momentos muitos importantes de sua música. A primeira abre o LP de 1976, no qual ele contesta a patrulha dos que falam que as coisas boas são ilegais, imorais ou engordam. A outra, de 1981, fala das delícias de cama e mesa, em música que pende para outro pecado capital. Mas este será assunto num dos próximos posts.

Seguem as letras! Na foto, a contracapa do LP de 1981.

Abraços a todos, Vinícius.

ILEGAL, IMORAL OU ENGORDA - Roberto e Erasmo

Vivo condenado a fazer o que não quero
De tão bem comportado às vezes eu me desespero
Se faço alguma coisa sempre alguém vem me dizer
Que isso ou aquilo não se deve fazer

Restam meus botões, já não sei mais o que é certo
E como vou saber o que devo fazer
Que culpa tenho eu, me diga amigo meu
Será que tudo o que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda

Há muito me perdi entre mil filosofias
Virei homem calado e até desconfiado
Procuro andar direito e ter os pés no chão
Mas certas coisas sempre me chamam a atenção

Cá com meus botões, bolas eu não sou de ferro
Paro pra pensar mas não posso mudar
Que culpa tenho eu me diga amigo meu
Será que tudo que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda

Se eu conheço alguém num encontro casual
E tudo anda bem num bate-papo informal
Uma noite quente sugere desfrutar
No meu terraço a vista de frente pro mar
Mas a noite é uma criança, delícias no café da manhã

Então o que fazer, já não quero mais saber
Se como alguma coisa que não devo comer
Se tudo que eu gosto
É ilegal, é imoral ou engorda

Se tudo que eu gosto
É ilegal, é imoral ou engorda...

Será que tudo que eu gosto
É ilegal, é imoral ou engorda...

*****

CAMA E MESA - Roberto e Erasmo

Eu quero ser sua canção, eu quero ser seu tom
Me esfregar na sua boca, ser o seu batom
O sabonete que te alisa embaixo do chuveiro
A toalha que desliza no seu corpo inteiro

Eu quero ser seu travesseiro e ter a noite inteira
Pra te beijar durante o tempo que você dormir
Eu quero ser o sol que entra no seu quarto adentro
Te acordar devagarinho, te fazer sorrir

Quero estar na maciez do toque dos seus dedos
E entrar na intimidade desses seus segredos
Quero ser a coisa boa, liberada ou proibida
Tudo em sua vida

Eu quero que você me dê o que você quiser
Quero te dar tudo que um homem dá pra uma mulher
E além de todo esse carinho que você me faz
Fico imaginando coisas, quero sempre mais

Você é o doce que eu mais gosto
Meu café completo, a bebida preferida e o prato predileto
Eu como e bebo do melhor e não tenho hora certa
De manhã, de tarde, à noite, não faço dieta

Esse amor que alimenta minha fantasia
É meu sonho, minha festa, é minha alegria
A comida mais gostosa, o perfume e a bebida
Tudo em minha vida

Todo homem que sabe o que quer
Sabe dar e querer da mulher
O melhor e fazer desse amor
O que come, o que bebe, o que dá e recebe

Mas o homem que sabe o que quer
E se apaixona por uma mulher
Ele faz desse amor sua vida
A comida, a bebida, na justa medida

O homem que sabe o que quer
Sabe dar e querer da mulher
O melhor e fazer desse amor
O que come, o que bebe, o que dá e recebe

Mas o homem que sabe o que quer
Sabe dar e querer da mulher
O melhor e fazer desse amor
O que come, o que bebe, o que dá e recebe...

Um comentário:

Derbson Frota disse...

"Ilegal, Imoral ou engorda" e "Cama e Mesa", duas delícias de músicas...

Derbson Frota
Tianguá CE