domingo, 18 de julho de 2010

Os sete pecados de Roberto Carlos - IRA




Olá, amigos.

A série Os sete pecados de Roberto Carlos mostra mais uma canção de RC movida por um pecado capital. Esta sequência dos Sete Pecados Capitais é feita a partir do que foi mostrado por São Tomás de Aquino no século XVII, e é a mais adotada até os dias de hoje.

O pecado apresentado hoje é a IRA, movida quando alguma atitude contraria o indivíduo e o faz sentir um intenso sentimento de rancor. Muitas vezes, a ira gera um desejo de cólera e até mesmo de vingança contra a pessoa que move este sentimento.

Um acontecimento de maneira inesperada e ruim torna possível o surgimento da ira, que gera uma explosão de raiva e é capaz de tirar da racionalidade a pessoa que está movida por este pecado capital. Por isto, a Ira se torna o extremo oposto da virtude da Paciência, que resiste com serenidade a ações externas.

Em geral, a Ira aparece no repertório de Roberto Carlos em canções que falam de discussões amorosas. Seja através de uma música que fala da impaciência de uma situação, como Desabafo, ou numa que fala diretamente para o companheiro, em Do fundo do meu coração, RC também comete o pecado da ira.

E às vezes recorre a ela para tentar não perder seu grande amor. Como foi em seu LP de 1969.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos na contracapa do disco daquele ano.

Abraços a todos, Vinícius.

SUA ESTUPIDEZ
- Roberto e Erasmo

Meu bem, meu bem
Você tem que acreditar em mim
Ninguém pode destruir assim
Um grande amor

Não dê ouvidos à maldade alheia
E creia
Sua estupidez não lhe deixa ver
Que eu te amo

Meu bem, meu bem
Use a inteligência uma vez só
Quantos idiotas vivem só
Sem ter amor

E você vai ficar também sozinha
E eu sei porque
Sua estupidez não lhe deixa ver
Que eu te amo

Quantas vezes eu tentei falar
Que no mundo não há mais lugar
Pra quem toma decisões na vida
Sem pensar

Conte ao menos até três
Se precisar conte outra vez
Mas pense outra vez
Meu bem, meu bem, meu bem, eu te amo

Meu bem, meu bem
Sua incompreensão já é demais
Nunca vi alguém tão incapaz
De compreender


Que o meu amor é bem maior que tudo
Que existe
Mas sua estupidez não lhe deixa ver
Que eu te amo

Ah, eu te amo...
Eu te amo...

Nenhum comentário: