quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cinco vezes favela



Olá, amigos.

O post de hoje fala sobre mais uma presença de Roberto Carlos no cinema nacional. Desta vez, dentro de um projeto engajado dos cineastas.

No ano de 1961, os cineastas Carlos Diegues, Leon Hirzman, Miguel Borges, Marcos Faria e Joaquim Pedro de Andrade fizeram um longa-metragem com cinco curtas ambientados na favela. Cinco vezes favela se tornou um sucesso de bilheteria, e é considerado o marco do movimento cinematográfico denominado Cinema Novo. Filmes políticos, com novas formas de filmagem e a ideia de "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça".

Em 2009, o cineasta Carlos Diegues usou sua produtora Luz Mágica (que também é da produtora Renata de Almeida Magalhães) para fazer o projeto Cinco vezes favela - agora por nós mesmos. Cinco curtas realizados por jovens moradores das favelas cariocas e com a supervisão de pessoas ligadas ao audiovisual mostraram o ponto de vista de quem vive a realidade desta "cidade partida".

Arroz com feijão, de Cacau Amaral e Rodrigo Felha, Deixa voar, de Cadu Barcellos, Concerto para violino, de Luciano Vidigal, Fonte de renda, de Wawá Novais e Manaíra Carneiro, e Acende a luz, de Luciana Bezerra foram este novo ponto de vista sobre a favela.

O filme foi apresentado no Festival de Cannes e recebeu muitos elogios. No elenco, nomes como Roberta Rodrigues e Thiago Martins, atores que chegaram à mídia depois de fazerem oficinas no Grupo Nós no Morro, oficina de teatro criada no Vidigal.

Segundo as notícias da imprensa, Roberto Carlos estará presente em Cinco vezes favela - Agora por nós mesmos, com a música que ele e Erasmo Carlos fizeram em 1974. Em meio a comunidades tão mal vistas, pelos casos de criminalidade, nada mais justo do que a favela gritar que deseja ter um milhão de amigos. A esperança é de que a notícia proceda. Nada mais justo do que colocar RC num projeto tão emocionante quanto este.

Segue a letra! Na foto, uma das cenas do filme.

Abraços a todos, Vinícius.

EU QUERO APENAS - Roberto e Erasmo

Eu quero apenas olhar os campos
Eu quero apenas cantar meu canto
Eu só não quero cantar sozinho
Eu quero um coro de passarinhos

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero apenas um vento forte
Levar meu barco no rumo norte
E no caminho o que eu pescar
Quero dividir quando lá chegar

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero crer na paz do futuro
Eu quero ter um quintal sem muro
Quero meu filho pisando firme
Cantando alto, sorrindo livre

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero amor decidindo a vida
Sentir a força da mão amiga
O meu irmão com um sorriso aberto
Se ele chorar quero estar por perto

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Venha comigo olhar os campos
Cante comigo também meu canto
Eu só não quero cantar sozinho
Eu quero um coro de passarinhos

Quero levar o meu canto amigo
A qualquer amigo que precisar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar
Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar

Eu quero ter um milhão de amigos
E bem mais forte poder cantar...

Nenhum comentário: