domingo, 6 de junho de 2010

Contagem regressiva - COPA DO MUNDO



Olá, amigos.

A cinco dias da Copa do Mundo de 2010, o Emoções de Roberto Carlos entra em ritmo da aventura que é a competição mais importante do futebol mundial. E traz uma música que RC fez inspirado neste torneio.

A música veio numa época em que falar de Brasil poderia ser mal visto por uma parcela da população, que passou por duas décadas de Ditadura e agora via uma abertura política "lenta, gradual e segura". Miéle temeu que Roberto sofresse a mesma "patrulha ideológica" pela qual passaram a dupla Dom e Ravel (intérpretes de Eu te amo, meu Brasil, composta por Dom) e Ivan Lins (autor de O amor é o meu país), que, na época do regime militar, ousaram louvar o próprio país. RC o tranqüilizou, dizendo: "Meu público me conhece".

E o LP de 1985 abriu com Verde e amarelo, uma canção positiva, lançada em dezembro daquele ano e que serviria para empolgar o ano seguinte, ano de Copa do Mundo. No ano de 1986 veio a Copa realizada no México.

No embalo também da música Mexicoração, a Seleção Brasileira chegou à Copa com um escrete que trazia excelentes jogadores. Muitos deles que estavam no time de Telê que, na Espanha em 1982, foram eliminados na traumática derrota para a Itália por 3 a 2 - uma derrota do futebol-arte brasileiro para o futebol agressivo italiano.

O time brasileiro foi formado por: Carlos, Josimar, Júlio César, Edinho e Branco; Elzo, Alemão, Júnior e Sócrates; Müller e Careca. O Brasil ainda tinha nomes como Zico, Casagrande e Mauro Galvão. Parece surpresa ter o Zico na reserva, mas ele passou por uma contusão, que seria decisiva num dos jogos da Seleção.

Telê Santana passou por alguns problemas antes do início da Copa do Mundo. O corte do atacante Renato Gaúcho (por indisciplina) trouxe outra baixa para a Seleção. Em solidariedade, o lateral-direita Leandro pediu para sair, às vésperas da Copa. Para alívio de Telê, o lateral Josimar se destacou nas partidas, chegando a marcar dois gols.

O Brasil estreou com uma vitória por 1x0 diante da Espanha, graças a um erro da arbitragem, que não marcou um gol legítimo a favor dos espanhóis - a bola bateu no travessão, entrou no gol e depois saiu. Na primeira fase, a Seleção derrotou a Argélia (por 1 a 0) e a Irlanda do Norte (por 3 a 0). Nas oitavas-de-final, a vitória veio com facilidade, com um 4 a 0 sobre a Polônia.

Veio o jogo das quartas-de-final, diante da França, considerado um dos jogos mais bonitos da Copa de 1986. Careca e Platini deixaram o jogo em 1 a 1 - e Zico passou por uma situação delicada: jogando do sacrifício, entrou no decorrer da partida, e foi designado para cobrar um pênalti. Sua cobrança foi defendida pelo goleiro Bats, e a partida foi para a prorrogação (na qual persistiu o empate) até ir para os pênaltis.

Mais uma vez houve uma falta de sorte. Depois de muito tempo, a FIFA abandonou uma das regras - que dizia que se numa cobrança de pênalti a bola batesse na trave e novamente no corpo do goleiro antes de ir para o gol, não era válido o gol. Numa das cobranças, a bola acertou a trave, bateu nas costas do goleiro Carlos e entrou.

Nas cobranças de pênalti, Platini chutou sua cobrança para fora. Mas Sócrates teve seu pênalti defendido pelo goleiro e Júlio César acertou a trave. A França se classificou com uma vitória por 4 a 3 nos pênaltis, e a "geração 80" do Brasil, formada por nomes como Zico, Júnior e Sócrates não teve uma Copa do Mundo.

20 anos depois, este blogue homenageia estes jogadores e canta com Roberto Carlos um hino que se mantém atual ao falar do Brasil. Júlio César, Gomes, Doni, Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos, Juan, Lúcio, Thiago Silva, Luisão, Felipe Melo, Gilberto Silva, Kaká, Ramires, Josué, Júlio Baptista, Kléberson, Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Grafite. Sejam Brasil e Brazuca na África do Sul.

Abraços a todos, Vinícius.

VERDE E AMARELO - Roberto e Erasmo

Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)
Boto fé, não me iludo
Nessa estrada ponho o pé, vou com tudo
Terra firme, livre, tudo o que eu quis do meu país
Onde eu vou vejo a raça
Forte no sorriso da massa
A força desse grito que diz:"É meu país"

Verde e amarelo (coro)
Sou daqui, sei da garra
De quem encara o peso da barra
Vestindo essa camisa feliz do meu país
Tudo bom, tudo belo
Tudo azul e branco, verde e amarelo
Toda a natureza condiz com o meu país

Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)

Só quem leva no peito esse amor, esse jeito
Sabe bem o que é ser brasileiro
Sabe o que é:

Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)
Verde e amarelo, verde e amarelo (coro)

Bom no pé, deita e rola
Ele é mesmo bom de samba e de bola
Que beleza de mulher que se vê no meu país
É Brasil, é brasuca
Esse cara bom de papo e de cuca
Tiro o meu chapéu, peço bis pro meu país
Verde e amarelo (coro)

Boto fé, não me iludo
Nessa estrada ponho o pé, vou com tudo
Terra firme, tudo o que eu quis é o meu país
É Brasil, é brasuca
Esse cara bom de papo e de cuca
Tiro o meu chapéu, peço bis pro meu país

Nenhum comentário: