quinta-feira, 10 de junho de 2010

O nosso amigo Erasmo Carlos - ANOS 60



Olá, amigos.

A série O nosso amigo Erasmo Carlos começa com a década de 1960. Os inesquecíveis anos 60 também passaram pela obra do parceiro de Roberto Carlos.

Depois de ter sua música Eu quero twist (em parceria com Carlos Imperial) gravada por Agnaldo Rayol em 1962 e, no ano seguinte, Parei na contramão ser gravada pelo seu coautor da música Roberto Carlos e ficar com o primeiro lugar nas paradas de sucesso, Erasmo finalmente gravou seu primeiro disco solo em 1965.

De A pescaria, viriam as primeiras canções a comprovar que Erasmo era o "Tremendão". As irreverências de Terror dos namorados e Minha fama de mau davam a fama de conquistador a Erasmo Carlos. Mas a canção mais emblemática do LP foi Festa de arromba, que se tornou um hino da Jovem Guarda, ao citar vários artistas que passavam pelo palco do Teatro Record no programa que ele apresentava com Roberto Carlos e Wanderléa.

No ano seguinte, veio o LP Você me acende, que além da faixa-título trouxe sua canção mais marcante na linha romântica. Décadas depois, Roberto Carlos fez uma curiosa comparação sobre a Jovem Guarda: "Os Beatles cantavam Yesterday, e Erasmo Carlos atacava com sua Gatinha manhosa".

No ano de 1967, o Jovem Guarda continuava, mas Roberto e Erasmo passavam por uma briga causada por fofocas. Em seus dois discos (Erasmo Carlos e O tremendão), Erasmo assinou músicas sozinho. Mas Neném, corta essa, Larguem meu pé e O sonho de todas as moças não ficaram tão conhecidas.

A separação acabou fazendo com que Erasmo não participasse do primeiro filme de RC - Roberto Carlos em ritmo de aventura. Mas a música que abre o filme de Roberto Farias se tornou a música que selou o reencontro da parceria artística, com Eu sou terrível.

Os dois se reuniam e partiram para uma nova etapa em suas carreiras. O programa Jovem Guarda chegou à sua última edição em 1968, sendo que nos últimos meses era apresentado só por Wanderléa e Erasmo Carlos. Era hora de mudar.

Erasmo e Roberto Carlos davam os primeiros passos no rumo do soul, com as canções que RC gravou em O inimitável. Em seu último LP da década, intitulado Erasmo, o Tremendão ainda gravou algumas músicas com tom jovem-guardista, casos de Meu disquinho e Escrevi seu nome na areia.

As canções em parceria com Roberto ainda falavam de juras de amor - Vou chorar, vou chorar, vou chorar, A próxima dança, Senhor, aqui estou e O maior amor da cidade. Mas a última faixa de Erasmo dava o aperitivo de uma nova fase na trajetória musical de Erasmo Carlos - a rascante Para o diabo os conselhos de vocês, de Nenéo e Carlos Imperial.

A década de 1960 chegava ao fim, com as alegrias e as lágrimas azuis da Jovem Guarda ficando nesta década. Erasmo Carlos passava por novos caminhos. Mas isto é um assunto para o próximo post. E na memória, lembranças da festa de arromba que foi a Jovem Guarda.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos e Erasmo Carlos na época da Jovem Guarda. Não é mera coincidência a semelhança deste figurino com os Beatles.

Abraços a todos, Vinícius.

FESTA DE ARROMBA - Roberto e Erasmo

Vejam só que festa de arromba!
No outro dia eu fui parar
Presentes no local o rádio e a televisão
Cinema, mil jornais, muita gente, confusão

Quase não consigo na entrada chegar
Pois a multidão estava de amargar
Hey! Hey!
Que onda, que festa de arromba...

Logo que eu cheguei, notei
Ronnie Cord com um copo na mão
Enquanto Prini Lorez bancava o anfitrião
Apresentando a todo mundo Meire Pavão

Wanderléa ria
E Cleide desistia
De agarrar um doce
Que do prato não saia

Hey! Hey!
Que onda, que festa de arromba

Renato e seus Blue Caps
tocavam na piscina
The Clevers no terraço
Jet Black's no salão

Os Bells de cabeleira
Não podiam tocar
Enquanto a Rosemary
Não parasse de dançar

Mas vejam quem chegou de repente
Roberto Carlos em seu novo carrão
Enquanto Tony e Demétrius
Fumavam no jardim
Sérgio e Zé Ricardo
esbarravam em mim

Lá fora um corre corre
dos brotos do lugar
Era o Ed Wilson
que acabava de chegar

Hey! Hey!
Que onda, que festa de arromba...

2 comentários:

Derbson Frota disse...

Muito boa e merecida essa homenagem ao tremendão Erasmo Carlos! Sem dúvida alguma o maior roqueiro do Brasil! Junto com o rei, formam a melhor dupla de compositores que este país de grandes compositores tem!!!

Derbson Frota
Tianguá CE

Everaldo Farias disse...

Gostei disso! Erasmo merece, é um grande artista e provou isso recentemente em sua atuação no Altas horas. E nós merecemos essa série feita de presente por você!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!