sexta-feira, 18 de junho de 2010

O nosso amigo Erasmo Carlos - ANOS 2000




Olá, amigos.

Com o post de hoje, a série O nosso amigo Erasmo Carlos chega ao fim. Nos últimos dias, a forma de homenagear o amigo de fé e irmão camarada de Roberto Carlos por seus 50 anos de carreira foi recordar sua discografia por década.

E os ANOS 2000 ficaram marcados por uma discografia de Erasmo... sem Roberto. Desde o falecimento da esposa Maria Rita, RC reduziu consideravelmente o número de composições inéditas a cada ano, e as canções de amor ele passou a assinar sozinho (casos de Pra sempre, Amor sem limite, Acróstico, O grande amor da minha vida, dentre outras). A parceria entre Roberto Carlos e Erasmo Carlos apareceu timidamente nas músicas inéditas gravadas por RC - Tu és a verdade, Jesus em 2000, Seres Humanos em 2002, O Cadillac em 2003 e Arrasta uma cadeira em 2005. Mesmo assim, os dois continuaram dividindo o palco nas edições do Roberto Carlos Especial - em 2003, 2004, 2006 e no show especial de 50 anos de Roberto Carlos no Maracanã no ano de 2009.

Mais acostumado a dividir canções com outros autores durante sua carreira - Rick, Ritchie e Narinha foram alguns durante sua trajetória musical - Erasmo Carlos não só escreveu algumas músicas sozinho como também abriu espaço para outras parcerias. No disco Pra falar de amor, de 2001, ele escreveu com Marisa Monte e Carlinhos Brown a canção Mais um na multidão (a gravação teve participação de Marisa). O maestro José Lourenço foi coautor na canção Ela conversava com olhar. E só de Erasmo vieram as canções Seu bicho de estimação, Outernet, Vivendo de sonhos, Quem vai ficar no gol?, Desenho animado e A família, todas com a leveza e a levada rock que marcou sua trajetória musical. Erasmo também fez uma leitura para Qualquer jeito, versão de uma música americana que ele e RC fizeram para a cantora Kátia gravar. Na lista de compositores, vieram os nomes de Kiko Zambianchi (O impossível), uma passagem pelos anos 80 (com Fecha a porta, da dupla Dalto e Cláudio Rabello) e a reverência à nova geração, com a gravação de Pra falar de amor, música de Marcelo Camelo, da banda Los Hermanos.

Logo no ano seguinte, a Abril Music (gravadora pela qual lançara Pra falar de amor) lançou Erasmo Carlos ao vivo, registro de show no formato de CD duplo e de DVD. O show contou com a participação de Kiko Zambianchi no dueto de O impossível e foi uma completa retrospectiva de sua carreira. A Jovem Guarda, presente em A pescaria, Eu sou terrível, Você me acende e num pout-pourri que enumerava Festa de arromba, Terror dos namorados, Splish splash, Vem quente que eu estou fervendo. Os sucessos indispensáveis, como Sentado à beira do caminho, Gatinha manhosa e Sou uma criança, não entendo nada. Os anos 80, com Mulher, Minha superstar, Mesmo que seja eu e Pega na mentira. E o destaque a canções menos lembradas de sua discografia - Análise descontraída, Panorama ecológico, Turma da Tijuca, Meu mar e Vida blue.

Três anos depois, Erasmo Carlos voltou aos estúdios num disco extremamente autoral. Foram 12 canções assinadas somente por ele no disco Santa Música, da Indie Records. A capa trazia uma Bíblia aberta na qual aparecia uma partitura. Além da faixa-título, destacam-se Tim, bem-humorada música em homenagem a Tim Maia, a introspectiva No olho do furacão e Lero-lero, música que se tornou tema de abertura da novela A lua me disse, exibida no horário das 19h da TV Globo.

Em 2007, Erasmo voltou a ser o anfitrião de uma festa musical. Em seu Erasmo Carlos convida - Volume II, veio uma nova leva de leituras de canções assinadas por ele que fizeram sucesso em sua voz ou na voz de Roberto Carlos (a quem foi dedicado o disco). Nos vocais, desde contemporâneos como Chico Buarque (Olha) e Milton Nascimento (Emoções), passando pela geração seguinte à dele, como Djavan (De tanto amor), Lulu Santos (Coqueiro verde), Zeca Pagodinho (Cama e mesa), e Simone (Vou ficar nu pra chamar sua atenção), representantes do fim dos anos 80 e início dos 90, como Marisa Monte (reunindo a Não quero ver você triste declamada por RC com o Tema de Não quero ver você triste feito por Mário Telles) Kid Abelha (O portão), Skank (A banda dos contentes) e Adriana Calcanhotto (Ilegal, imoral ou engorda) e uma participação interessantíssima do grupo Os Cariocas na música Pão de açúcar. Além do disco, lançaram um DVD com trechos do making of do excelente projeto.

E em 2009, Erasmo Carlos lançou um disco no qual explicitou sua grande paixão musical. Rock'n roll traz uma safra inspiradíssima de canções assinadas apenas por ele (Jogo sujo, Cover, Olhar de mangá, Vozes da solidão e Encontro às escuras) ou em parcerias muito bem-sucedidas com nomes como Nando Reis (Um beijo é um tiro e Mar vermelho), Chico Amaral (Noite perfeita e A guitarra é uma mulher), Nelson Motta (Chuva ácida e Noturno carioca), além de Celebridade, uma irresistível sátira ao mundo de modelos e atrizes nos dias de hoje, na parceria com Liminha e Patricya Travassos.

Ainda no ano passado, Erasmo Carlos lançou Minha fama de mau, um livro no qual conta "causos" de sua infância, de seu início de carreira musical e dos amigos que fez na música. Ah, claro, há um capítulo inteiro apenas com histórias envolvendo Roberto Carlos.

A série O nosso amigo Erasmo Carlos encerra com uma das canções mais inspiradas de Rock'n roll. A genialidade do nosso amigo é tanta que numa canção ele reúne Frida Kahlo, Fernanda Montenegro e Margie Simpson. Todas unidas pelo "olhar de mangá".

Segue a letra! Na foto, uma prova de que não é apenas Roberto Carlos que pode chamá-lo de "o meu amigo Erasmo Carlos". Este que vos escreve também conseguiu este privilégio no dia do lançamento do livro Minha fama de mau.

Abraços a todos, Vinícius.

OLHAR DE MANGÁ
- Erasmo Carlos

Quando a mulher ciente da beleza
Encara a natureza e vira Iemanjá
Seduz o coração do homem
Com a tentação do seu olhar de mangá

Foi assim com Lilith
Primeira com os olhos de pidona
Brigite e Marilyn
Gisele, Vera Fischer e Madonna

Bem mais do que quinze minutos de glória
O olhar ficou na historia escrito em neon
É sexo feito com os olhos
Um miniorgasmo disfarçado em frisson

Foi assim com Lilith
Primeira com os olhos de pidona
Luana e Rita Lee
Dalila, Malu Mader e Fiona

Quero que um olhar igual a esse
Se detenha em mim
Que mexa com meus sentimentos
Me possua até o fim

Enquanto esse olhar não acontece
Eu fico por aqui
Mas sinto que ele está por perto
Azarando por aí

E lá em cima, no jardim do Éden
Os deuses já de porre brindam com Maná
A grande sacanagem na Terra
Tudo por causa do olhar de mangá

Foi assim com Lilith
Primeira com os olhos de pidona
Medusa e minha mãe
Xuxa, Fernandinha e Fernandona

E segue a maratona...

Paula Toller, Lady Di, Iracema
Dona Flor, Cicarelli, Wanderléa
Pitanga, Calcanhotto e Madalena

Grace Kelly, Rosemary, Luluzinha
Juliana, Barbarella, Angelina
Frida Kahlo, Capitu e Messalina

Simone, Salomé, Mata Hari, Beth Davis
Marina, Martha Rocha e Monalisa
Patrícia, Marisa Monte, Esmeralda, Marília Pêra

Bethânia, Sharon Stone, Margie Simpson
Ivete, Gal, Bibi Ferreira
Janis Joplin, Halle Berry, etcétera...

Todas com os olhos de pidona...

Nenhum comentário: