terça-feira, 27 de abril de 2010

Emoções Sertanejas - CHITÃOZINHO & XORORÓ



Olá, amigos.

A série Emoções Sertanejas vai chegando ao seu final. Nas postagens anteriores, trouxemos detalhes da vida artística de cada um dos artistas que passou pelo palco do Ibirapuera, no tributo de artistas da música sertaneja para a obra de Roberto Carlos. Este show se tornou disco e DVD, e ambos estão em pré-venda, com lançamento previsto para o início do mês.

A última dupla que subiu ao palco foi formada pelos irmãos José de Lima Sobrinho e Durval de Lima. Nascidos na cidade de Astorga, no Paraná, os dois chegaram a São Paulo na década de 1960. No final da década, os dois ganharam notoriedade, se apresentando em programas de calouros da TV Globo (quando Silvio Santos tinha programa na emissora), da TV Bandeirantes e da TV Tupi.

Na Tupi, os dois interpretaram a toada Chitãozinho e Xororó, de Serrinha e José Campos. O apresentador Geraldo Meirelles sugeriu, e a dupla adotou o nome artístico de CHITÃOZINHO & XORORÓ em 1969. No início da outra década, os dois se destacaram ainda mais, interpretando modas de viola como Galopeira e Casa-da-mãe Joana . Em 1971, os dois participaram do filme No rancho fundo, de Osvaldo de Oliveira, e a música-título, de Ary Barroso e Lamartine Babo, foi incluída em seu LP de 1972.

O sucesso começou a aparecer em 1979, com o disco 60 dias apaixonado. Mas em 1983 é que veio o primeiro milhão de cópias, com a gravação de Fio de cabelo. Os "meninos do Brasil" se consagravam.

Aos poucos, a música sertaneja foi ganhando mais espaço no cenário musical, e eles tiveram cada vez mais sucessos divulgados também em trilhas de novelas. Na década de 1990, vieram destaques como Brincar de ser feliz, Evidências, Cowboy do asfalto e Meninos passarinhos. Também fizeram parte do programa Amigos, da TV Globo, ao lado das duplas Leandro e Leonardo e Zezé Di Camargo e Luciano.

Em 2000, completando 30 anos de carreira, os dois lançaram o show Irmãos Coragem. E, cinco anos depois, foram tema da escola de samba X-9 Paulistana, no carnaval de São Paulo. A dupla é destaque não só no Brasil, como também em outros países.

Chitãozinho & Xororó estão na lista dos artistas que mais participaram do Roberto Carlos Especial. A dupla esteve presente nos programas de 1986 (cantando De coração pra coração, que mais tarde eles gravariam, e participando de um número da música Caminhoneiro, outra que eles colocaram no repertório, ao lado de Christian & Ralph, Erasmo Carlos e Roberto Carlos), de 1991 (no número solo Foge de mim e cantando com RC a música Amazônia), de 1992 (cantando sozinhos a música Minha vida e interpretando com Roberto a canção Todas as manhãs) e de 2005 (cantando com RC a música Arrasta uma cadeira, que foi o primeiro encontro musical deles em estúdio).



No Emoções Sertanejas, os dois interpretaram uma canção romântica do LP de 1981. Depois, chamaram Leonardo para cantar a música de encerramento dos convidados especiais.

Seguem as letras! Na foto, Chitãozinho & Xororó.

Abraços a todos, Vinícius

EU PRECISO DE VOCÊ - Roberto e Erasmo

Eu preciso de você
Porque tudo o que eu pensei
Que pudesse desfrutar da vida
Sem você não sei

Meu amanhecer é lindo
Se você comigo está
Tudo é mais bonito
No sorriso que você me dá

Eu não vivo sem você
Porque tudo que eu andei
Procurando pela vida
Agora eu sei

Que andei sabendo
Que em algum lugar te encontraria
Pois você já era minha
E eu sabia

Como a abelha
Necessita de uma flor
Eu preciso de você
E desse amor

Como a terra necessita
O sol e a chuva
Eu te preciso
E não vivo um só minuto sem você

Mas eu preciso de você
Porque em toda a minha vida
Nem por uma vez
Amei alguém assim

Você é tudo, é muito mais
Do que sonhei pra mim
E é por isso
Que eu preciso de você

Como a abelha
Necessita de uma flor
Eu preciso de você
E desse amor

Como a terra necessita
O sol e a chuva
Eu te preciso
E não vivo um só minuto sem você

Mas eu preciso de você
Porque em toda a minha vida
Nem por uma vez
Amei alguém assim

Você é tudo, é muito mais
Do que sonhei pra mim
E é por isso
Que eu preciso de você...

*****

É PRECISO SABER VIVER - Roberto e Erasmo

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão

É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você deve retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar

Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver

Toda pedra do caminho
Você deve retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar

Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver...

Nenhum comentário: