domingo, 4 de abril de 2010

Emoções Sertanejas - ALMIR SATER



Olá, amigos.

A série Emoções Sertanejas continua a mostrar um pouco da história de cada um dos artistas que estiveram presentes no Ginásio do Ibirapuera para homenagear a obra de Roberto Carlos. O show fez parte das comemorações pelos 50 anos de carreira de RC, e renderá em breve um disco e um DVD.

O artista de hoje é de um outro lugar onde tem espaço para muita música regional. Nascido em Campo Grande, ALMIR SATER sempre foi apaixonado pelas modas de viola. Ainda no Mato Grosso do Sul, organizou de um grupo que tocava charanga, música e bandolim e participou de uma dupla sertaneja - era o Lupe da dupla Lupe e Lampião, que em 1978 ficou em quarto lugar no Festival Sertanejo, exibido na TV Record.

No ano seguinte, Almir se mudou para São Paulo e fez parte do conjunto Lírio Selvagem, organizado pela cantora Tetê Espíndola. Além deste grupo, participou de um conjunto chamado Vozes e violas e acompanhou a cantora Diana Pequeno em alguns shows.

No ano de 1980, seu lado compositor foi conhecido, com a interpretação de Sérgio Reis para Sonhos guaranis. Seria o primeiro grande encontro musical destes grandes artistas do universo sertanejo. A partir de 1981, ficaria até os dias de hoje presente na programação da TV Globo: sua música Luzero é o tema de abertura do programa Globo rural.

Almir passou a compor também com outros artistas, caso de Tião Carreiro e, em especial, de Renato Teixeira (que, injustamente, não fez parte deste tributo a RC) e foi recebido muito bem pela mídia, que aprovou a novidade de um artista que mesclava guarânias e ritmos sertanejos vindo de Minas Gerais e de São Paulo. Seu segundo disco trouxe a música Peão, que teve sucesso quando fez parte da trilha da novela Fera radical, da TV Globo.

No ano de 1984, o cantor novamente mostrou seu trabalho de pesquisador, e com a Comitiva Esperança percorreu mais de mil quilômetros pelo Mato Grosso, para conhecer os costumes do interior do estado. Como fruto, veio um documentário intitulado Comitiva esperança, lançado dois anos depois e um disco instrumental só com os ritmos pesquisados.

Mas nem só de pesquisas é marcada a carreira de Almir Sater. Ele é responsável por belas músicas, como Um violeiro, Tocando em frente, Capim azul e Rasta bonito. Dentre seus intérpretes, há nomes como Sérgio Reis, Renato Teixeira e as irmãs Tetê e Alzira Espíndola (esta já teve disco produzido por Almir).

Almir Sater também trabalhou como ator. No cinema, em filmes como As bellas da Billings, de Ozualdo Candeias. E sua participação na novela Pantanal aconteceu graças a Sérgio Reis. O diretor Jayme Monjardim convidou o cantor, mas ele recusou. Sérgio então disse que era fácil e "a gente recebe dinheiro pra ficar cantando e ainda dá uns beijos numas atrizes bonitas". Almir interpretou o personagem Trindade, que fazia pacto com o diabo.

Sérgio Reis e Almir Sater se reencontraram na teledramaturgia na novela O rei do gado, em que os dois faziam a dupla Pirilampo e Saracura. O sucesso dos personagens foi tanto que o segundo volume da trilha da novela foi todo com canções interpretadas por eles. Almir e Sérgio fizeram ótimas leituras de músicas antigas, como Cabecinha no ombro, Casinha branca, Boiadeiro errante e Cortando estradão.

Também estava incluída a música O rei do gado, moda de viola que os dois iriam cantar no Roberto Carlos Especial de 1996. A dupla teve a companhia de Roberto Carlos, cantando moda de viola, estilo que nunca tinha cantado antes. O encontro faz parte do disco e do DVD Duetos, que RC lançou em 2006.

Almir Sater resgatou uma música menos conhecida da safra de Roberto Carlos. A segunda faixa do LP de 1975, uma canção bem otimista que, de fato, merece ser lembrada pelo público.

Segue a letra! Na foto, Almir Sater.

Abraços a todos, Vinícius.

O QUINTAL DO VIZINHO - Roberto e Erasmo

Eu hoje acordei pensando
Num sonho que eu tive à noite
Sentei-me na cama para pensar
No sonho que eu tive...

No sonho que eu tive...
No sonho que eu tive...

Fiquei tanto tempo pensando
Em tudo que estive sonhando
Que por um momento
Pensei ser verdade
O sonho que eu tive...
O sonho que eu tive...

Sonhei que entrei no quintal do vizinho
E plantei uma flor
No dia seguinte ele estava sorrindo
Dizendo que a primavera chegou
E quando eu abri a janela
Estava um dia tão lindo
No outro quintal o vizinho sorrindo
Lembrei do meu sonho
O sonho que eu tive

O sonho que tive
E quando eu abri a janela
O dia estava tão lindo
No outro quintal meu vizinho sorrindo
Lembrei do meu sonho
Do sonho que eu tive...
Do sonho que eu tive...

O sonho que eu tive...

Um comentário:

Derbson Frota disse...

A apresentação de Almir Sater, na minha opinião, superou as espectativas! O cara cantou de uma maneira bem sertaneja, bem a cara do Brasil! Muito bom mesmo...

Derbson Frota
Tianguá CE