segunda-feira, 19 de abril de 2010

19 de abril



Olá, amigos.

Há 69 anos, o dia 19 de abril se tornou um dia especial na folha do calendário de cada um de nós. Vem a comemoração de mais um ano que passamos juntos ao lado de Roberto Carlos, o maior cantor popular do Brasil.

Só quem acompanha RC sabe que palavras como EMOÇÕES e DETALHES ganham dimensões diferentes, são somente um verbete de onde são desenroladas linhas melódicas e letras escritas com delicadeza e simplicidade. Afinal, Roberto Carlos é um artista paradoxal. Um rei aclamado pelo povo, mas um rei que não aceita o título com soberba, um rei que só aceita o "epíteto" como um carinho, um carinho de amigo.

Aliás, um carinho de amigo de fé e de irmão camarada, que um dia disse que queria ter um milhão de amigos. Mas que de repente passou a casa do milhão e chegou aos milhões de amigos. Milhões de pessoas que viram na sensibilidade de um artista a capacidade de ele ser perfeito em todas as suas imperfeições.

Roberto Carlos tem os erros de seu português ruim, pois, como diz Nelson Rodrigues, "não acredito em brasileiro que não tenha erro de concordância". Mas ele sabe acertar cuidadosamente as palavras, até mesmo as palavras que ele não sabe dizer.

Em letra e música, o universo inteiro viu até onde o amor é capaz de chegar. Da loucura de um amor em descoberta, passando pela sensualidade entre quatro paredes até chegar à serenidade de um amor sem limite.

Amor que vai além dos horizontes de um casal. Amor à natureza, à fé, aos filhos, aos amigos. Todos nós começamos a nos sentir filhos do seu Robertino, e graças a ele passamos a chamar nossos pais de "meu querido, meu velho, meu amigo". Todos nós passamos a ter vontade de ser novamente um menino, e de chamar carinhosamente nossa mãe de Lady, como foi com Lady Laura.

Hoje começam os 69 anos de vida de Roberto Carlos. Festa um pouco mais triste, pois da estação partiu o trem que leva Lady Laura. Ela não pôde continuar na festa de RC. Mas, sem dúvida, todos nós estamos aqui hoje para abraçar bem forte o aniversariante. Cada um de nós sabe que um fã tem toda sinceridade quando deseja muitas felicidades e muitos anos de vida para o artista que admira há muito, muito tempo.

Abraços a todos, Vinícius.

AMIGO - Roberto e Erasmo

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada

Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que eu tenho um grande amigo...

*****

P.S.: a série Emoções Sertanejas volta a ser apresentada no dia 25 de abril. É a forma do Emoções de Roberto Carlos mostrar seu luto pelo falecimento de Laura Moreira Braga, a Lalá, ou, simplesmente, Lady Laura.

2 comentários:

Everaldo Farias disse...

Meu amigo,

quero agradecer suas palavras e também dizer que adorei seu texto, quando o li lá no blog do maestro e também aqui!

É um momento difícil esse do Roberto, mas você falou tudo: nós o amamos demais e torcemos a cada dia que ele esteja sempre em paz!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço a todos!

Patricia Guimarães disse...

Vinicius, que linda homenagem! Seu texto resumiu o sentimento de todos os fãs que acompanham a trajetória de RC. Certamente será um aniversário inesquecível para ele, marcado pela despedida de sua querida mãe. Os milhões de amigos que ele conquistou em mais de 50 anos de carreira, mais uma vez, estão ao seu lado para superar este momento triste.
Beijos,
Patricia Guimarães