terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Roberto Carlos, carnaval e cinzas - 5



Olá, amigos.

No último dia oficial de folia, este blogue apresenta o momento em que Roberto Carlos dedicou uma faixa de seu LP ao contagiante ritmo do samba. Era RC inspirado por este ritmo que tanto o reverencia.

A primeira homenagem explícita veio em 1987, quando a Unidos do Cabuçu desfilou uma homenagem a ele com o enredo Roberto Carlos no reino da fantasia (primeiro post desta série, apresentado no dia 20 de fevereiro). Nos últimos dois anos, quando a Beija-Flor de Nilópolis foi campeã do carnaval carioca, Mestre Paulinho, que conduz com maestria a bateria da escola, declarou que dedicava os títulos a "Sua Majestade, o rei Roberto Carlos", que segundo ele "previu os triunfos da Beija-Flor".

Roberto retribuiu do jeito que sabe: com boa música. Em seu Roberto Carlos Especial do final do ano passado, ele convidou o intérprete que tem a escola de samba como sobrenome - Neguinho da Beija-Flor - com quem cantou um pout-pourri com as músicas Ângela (do repertório de Neguinho) e Eu e ela (do repertório de RC). Em seguida, a bateria da Beija-Flor (com direito a presença das passistas da escola e da madrinha da bateria, Raíssa) foi convidada para o palco, e Roberto entoou com os nilopolitanos o samba-exaltação A deusa da passarela.

Mas na discografia de Roberto Carlos a ligação dele com o samba tem registro desde 1986. Inspirado pela proximidade do carnaval em que sua vida e sua obra desfilariam pela Marquês de Sapucaí, Roberto decidiu ver o samba lá no morro. Chegando lá, ficou fascinado diante de uma sambista, e usou a primeira faixa do lado B de seu LP de 1986 para relatar em letra e música o dia em que seu balanço entrou no balanço de mais um estilo de música. No Roberto Carlos Especial daquele ano, RC se rendeu ao samba no pé da passista Fatinha no clipe da canção.

Segue a letra! Na foto, um registro de Roberto Carlos durante o Projeto Emoções em Alto Mar de 2007.

Abraços a todos, Vinícius.

NÊGA - Roberto e Erasmo

Fiquei o tempo todo olhando o sorriso dela
Aquele seu balanço e toda a beleza dela
Juntei o meu carinho com o chamego dela
Gosto dela

Mudei o meu caminho só pra encontrar com ela
Mudei a minha vida só pra ficar com ela
Juntei minha vontade com a vontade dela
Gosto dela, gosto dela

Eu fui ver o samba lá no morro
Ela apareceu, enlouqueci
Quando ela sambou pedi socorro
Quando ela sorriu eu descobri
Tô na dela, gosto dela

Nêga
A tristeza logo passa
Chega
Vem correndo, vem, me abraça

Olha
Satisfaz o meu desejo
Molha
Minha boca nesse beijo

Agora o meu balanço tá no balanço dela
Juntei minha viola com o pandeiro dela
Troquei a minha solidão pelo abraço dela
Gosto dela, gosto dela...

Nêga
A tristeza logo passa
Chega
Vem correndo, vem, me abraça

Olha
Satisfaz o meu desejo
Molha
Minha boca nesse beijo

Agora o meu balanço
Tá no balanço dela...

Um comentário:

James Lima disse...

Ah, bicho. Adorei a matéria e principalmente a foto, do cruzeiro de 2007.

A canção, Nêga, é uma das minhas preferidas, inclusive quando o Roberto canta em espanhol, lá fora. A banda fica numa total sintonia com o homem ! É demais !

Um Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la