sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Roberto Carlos, carnaval e cinzas - 1




Olá, amigos.

Em plena sexta-feira de carnaval, este blogue dá início a uma série que apresenta o lado folião de Roberto Carlos. Esta série será mostrada aqui de maneira tipicamente carnavalesca - começamos hoje e só acabamos na Quarta-Feira de Cinzas, em posts diários que mostram a ligação de RC com a folia de Momo.

A folia do Emoções de Roberto Carlos tem início recordando o dia em que Roberto Carlos DEU SAMBA! Foi no ano de 1987 que a escola de samba Unidos do Cabuçu levou para a Sapucaí o orgulho dos sambistas em homenagear o artista Roberto Carlos. No Roberto Carlos Especial de 1986, RC relatou o que estava sentindo com a proximidade de desfilar sob as bênçãos de outro rei - o Rei Momo. Passeando pela Sapucaí, Roberto pensava:

"Vai ser aqui, bicho. Aqui neste lugar. Neste circo máximo! Nesta arena de concreto onde todos os anos desfila o imperador povo carregando em triunfo a emoção e a fantasia de milhares de brasileiros. Eu nem sei se dá pra aguentar...".

Depois de recordar outros artistas que foram homenageados em escolas de samba - Braguinha, Herivelto Martins e Dorival Caymmi - ele lembrou que, naquela hora, ele era o próximo artista da Música Popular Brasileira a ser homenageado ao som dos pandeiros e dos tamborins:

"E eu agora vou sentir toda essa emoção. Será que dá pra aguentar?".

E, assim, chegou o dia 2 de março de 1987. O dia em que o Sambódromo do Rio de Janeiro assistiu à passagem de Roberto Carlos na histórica Marquês de Sapucaí. A Unidos do Cabuçu desfilou exatamente à meia-noite, trazendo RC em sua história, sua família e seus amigos. Foi a Apoteose para um artista com uma carreira apoteótica em sua música.

A escola não foi a vencedora do carnaval, mas, segundo a presidente da Unidos do Cabuçu, Therezinha Monte, pesou o fato de a escola ser pequena. "Se tivesse um prestígio de uma Mangueira, Salgueiro, Portela ou outras, teria sido a vencedora fácil do carnaval daquele ano".

Recordando o momento em que Roberto Carlos deu samba, a letra de hoje é do samba-enredo que o homenageou no carnaval de 1987. No fim daquele ano, RC levou a bateria da Unidos do Cabuçu para acompanhá-lo em uma canção lançada por ele no ano anterior, mas isso ainda é assunto para um dos próximos posts. Agora é a vez de Roberto Carlos passar pela Marquês da Sapucaí.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em sua apoteose. Um rei em meio ao reino da fantasia...

Abraços a todos, Vinícius.

ROBERTO CARLOS NO REINO DA FANTASIA - Adilson Gavião, Adauto Magalha e Serginho Magnata

Surgia na manhã o rei sol
Na carruagem que corria o infinito
Apolo dedilhava sua lira
Soavam notas que tocaram a tez de um mortal

Assim nasceu Roberto Carlos na canção popular
E hoje em festa e fantasia
Na corte da alegria vem cantar

E quem sou eu nessa cidade encantada
Sou mensageiro do amor
No esplendor da madrugada

E quem sou eu nessa cidade encantada
Sou mensageiro do amor
No esplendor da madrugada

Olha, você sabe muito bem
Certos detalhes de uma vida agitada
O que me vale é a palavra amiga
Sempre tão querida do meu camarada

Um amante à moda antiga
Nesse palco de emoções
Quero um amor que seja eterno
O resto que vá tudo pro inferno

Oh, meu brasil
Verde e amarelo
Meu Cachoeiro
De luar tão belo

Oh, meu Brasil
Verde e amarelo
Meu Cachoeiro
De luar tão belo

Oh, noite
Não se vá sem levar
De presente meu coração
Quem sabe nessa longa cavalgada
No meu alazão de prata
Eu encontre inspiração
Em cantar pra você outra vez
A nossa canção
Surgia

Surgia na manhã o rei sol...

4 comentários:

James Lima disse...

Bicho !

Sua matéria sobre o defile do Roberto pela Unidos do Cabuçu está muito boa. Obrigado pela fidelidade e pelo respeito às informações que te passei.

Acerca da série, estou bastante ansioso para ler o conteúdo das próximas postagens. Aqui estarei, esperando.

Um Abraço do Mascote
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Armindo Guimarães disse...

Mais uma contribuição temática do "Emoções de Roberto Carlos".

Vinícius em grande!

Abraços robertocarlisticos

Unknown disse...

valeu sua materia.roberto sempre emocionando. e vc me dando a chance de voltar 24 anos!!saudades. o samba enredo foi lindo, se fosse 1 escola gde teria sido campea. pra mim e pra mtos ela foi campea. parabens p blog.

Unknown disse...

LEMBROME DESTE DESFILE OVACIONADO NA AVNIDA, AGORA VEM A BEIJA FLOR E GANHA O CARNAVAL COM NOTAS NO MINIMO SUSPEITAS.
O ROBERTO CARLOS MERECE TODAS AS HOMENAGENS QUE LELE FOREM FEITAS,
MAIS ESTE ERREDO NÃO É INÉDITO.