segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Roberto Carlos, carnaval e cinzas - 4



Olá, amigos.

Em meio à segunda-feira de carnaval, a série Roberto Carlos, carnaval e cinzas traz hoje mais uma raridade carnavalesca de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Ela vem do momento em que a dupla fez uma convocação geral para o carnaval.

Carnaval 75 - Convocação geral é o nome de um LP duplo lançado no carnaval de 1974 que trouxe 33 canções feitas especialmente para o carnaval do início do ano seguinte. Cantores como Elza Soares, Luiz Melodia, Emilinha Borba, Caetano Veloso, Moraes Moreira, Jair Rodrigues, Nelson Gonçalves, Gilberto Gil, Beth Carvalho e o grupo Originais do Samba foram convocados para chamar o público para esta folia musical.

E, dentre este grupo de artistas (que incluiu o vocalista da banda de RC, Luiz Carlos Ismail, interpretando uma canção), Roberto Carlos e Erasmo Carlos apareceram como compositores privilegiados. Afinal de contas, a dupla foi responsável pela uma canção interpretada por nada menos que Marlene, a eterna Rainha do Rádio.

Em letra e música, Roberto e Erasmo usaram a voz de Marlene para falar sobre a época do ano em que as pessoas batem com os sapatos no chão, no ritmo do samba. E no ritmo deste samba que liga Roberto Carlos ao carnaval.

Segue a letra! Na foto, o compacto que traz a gravação de Marlene para o samba de Roberto e Erasmo.

Abraços a todos, Vinícius.

SAMBA DO SAPATÃO - Roberto e Erasmo

Nêga, você vai cair daí
E vai se machucar
Sei que não vai ser nada legal
Você de molho o resto desse carnaval

E valha-me Deus
Nossa Senhora
Se você cai aí de cima

É a cesta, menina
Que na praia é um barato
Mas na hora que vai sambar
Despenca do sapato

Diz o samba agora
Fica sendo no chão
Todo mundo batendo
Com o seu sapatão...

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite Faustino,sou o Adriano de Petrolina,seu comentário foi fantático,eu tenho o lp original onde tem uma foto do Roberto.Suas colocações foram precisas,vou deixar meu msn,adriano_du_carlos@hotmail.com,forte abraço amigo.