domingo, 22 de fevereiro de 2009

Roberto Carlos, carnaval e cinzas - 3



Olá, amigos.

Em pleno domingo de Carnaval, a série Roberto Carlos, carnaval e cinzas traz um momento raríssimo do repertório assinado por RC. É o momento pelo qual Roberto e Erasmo passearam por um estilo de música bastante comum no período de folia.

Trata-se da MARCHINHA, estilo que tenta sobreviver até os dias de hoje - e vem sendo revitalizada com a ajuda do programa de variedades Fantástico, da TV Globo, que faz concursos de marchinhas todos os anos - mesmo com a popularização do samba-enredo e o modismo de alguns ritmos associados ao carnaval que são muito dolorosos aos nossos ouvidos. Iniciada na década de 1920, a marcha de carnaval ficou popular no Brasil na voz de intérpretes como Carmem Miranda, Jorge Veiga, Dalva de Oliveira, Mário Reis e Silvio Caldas.

E, aliado a nomes como Braguinha, Alberto Ribeiro, Lamartine Babo e, principalmente, a João Roberto Kelly, Roberto Carlos e Erasmo Carlos adentraram na lista de compositores de marchinhas carnavalescas no ano de 1970. Através da voz de Clério Moraes, os dois cantaram o lamento de uma pessoa acusando outra de ter acabado com o seu carnaval.

Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos em momento carnavalesco ao lado da mãe, Lady Laura, e de sua então esposa Myriam Rios.

Abraços a todos, Vinícius.

VOCÊ ACABOU COM O MEU CARNAVAL - Roberto e Erasmo

A noite inteira eu lhe procurei
Na madrugada eu lhe procurei
Raiou o dia e eu não achei
Então chorei

O dia inteiro eu continuei
Pela avenida toda eu andei
Caiu a noite e eu não achei
Então chorei

Perguntei a todo mundo
Se viu você passar sambando
Um rancho alegre ia passando
E meu desespero ia aumentando

A quarta-feira já chegava
E eu ainda lhe procurava
Ah! Eu não merecia tanto mal
Você acabou com meu carnaval...

Um comentário:

Anônimo disse...

Nobre colega Vinicius,

Depois dessas pesquisas nesse período festivo não vá dizer pro RC: "Você acabou com o meu carnaval".

Um grande abraço