quinta-feira, 21 de abril de 2011

Top 10 de RC, por Vinícius Faustini - 1992



Olá, amigos.

A partir de hoje, este que vos escreve vai cometer uma ousadia aos olhos de seus leitores. Vou começar a enumerar os 10 discos que considero mais emblemáticos da carreira de Roberto Carlos.

Certamente, vai faltar este ou aquele disco na opinião dos leitores, mas vamos lá. A sequência não obedece ordem cronológica ou de preferência (se fosse assim eu colocaria todos os da carreira de RC). Eles vão apenas na ordem dos discos que considero mais significativos.

E o primeiro do TOP 10 vem do ano de 1992:

LADO A

1 - Você é minha, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Mulher pequena, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

3 - De coração, de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle

4 - Você como vai? (E tu come stai?), de Cláudio Baglione, com versão de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Dito e feito, de Altay Veloso

LADO B

1 - Herói calado, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

2 - Eu preciso desse amor, de Michael Sullivan e Paulo Massadas

3 - Você mexeu com a minha vida, de Mauro Motta e Paulo Sérgio Valle

4 - Dizem que um homem não deve chorar (Nova flor / Los hombres no deben llorar), de Palmeira, Mario Zan e Pepe Ávila, com versão de Roberto Carlos e Erasmo Carlos

5 - Una en un millón, de Roberto Livi e Alejandro Vezzani

O disco de 1992 traz a síntese de várias safras da carreira de Roberto Carlos. Há o amor descompromissado, às vezes possessivo de Você é minha - uma das poucas assinadas apenas por Roberto e Erasmo no LP. Eles também assinam uma canção meio esquecida, mas que deveria ser ouvida e relembrada dentre as canções de protesto da dupla - Herói calado (próximo de canções como Todos estão surdos e Todo mundo é alguém).

Os compositores constantes em sua obra após a década de 1970 também são enumerados nesta síntese da carreira romântica de Roberto Carlos.

A segunda música do LP traz a primeira de uma série de homenagens a mulheres que fogem de padrões estéticos, quando, em pleno início do período de culto ao corpo, RC ousa falar da beleza da mulher de baixa estatura - ou Mulher pequena. Mais tarde, viriam músicas para mulheres acima do peso, que usam óculos e que estão na faixa dos 40 anos.

As duas últimas faixas esboçam o "flerte" de Roberto Carlos com a música latina iniciado na década de 1970, nas duas facetas que apareceram na discografia brasileira dele. Em Dizem que um homem não deve chorar, RC interpreta uma versão feita por ele e Erasmo Carlos para um clássico de um grupo latino - o Trio Los Panchos e sua "Los hombres no deben llorar". E na que encerra o disco, Una en un millón, ele usa sua voz para cantar uma música de Roberto Livi (ao lado de Alejandro Vezzani), autor constante a partir do fim dos anos 80 - na qual a latinidade veio para os trópicos brasileiros.

Mas, dentre as 10 músicas do disco de 1992, é a versão de uma música italiana que merece destaque. Não só pela interpretação raivosa de Roberto Carlos para a letra, mas para o arranjo que foi feito. Bom... Esta é a minha primeira dica no "TOP 10" - e tenho certeza de que muitos vão querer repensar a idéia de torcer o nariz para os anos 90 de RC.

Segue a letra! Na foto, o LP de 1992.

Abraços a todos, Vinícius.


VOCÊ COMO VAI (E tu come stai?)
- Claudio Baglione (versão de Roberto e Erasmo)

Tenho andado sem destino
Sem carinho e sem amor
E provado o gosto amargo
O prato feito pela dor

Você, como vai?
Você, como vai?
Você, como vai?

Tenho tido a companhia
De alguns amigos, e o meu cão
Inocente late forte
Pra espantar a solidão

Você, como vai?
Você, como vai?
Você, como vai?

Você, como vive?
Onde você está?
Quem te levou de mim?
Quem tem você agora?

E quem te telefona?
Pra te falar de amor?
Quem te levou embora?

Você, como vai?
Você, como vai?
Você, como vai?

Hoje eu encontrei
Seu nome no meu coração
Por mais que eu tente esquecer
Vive em meu peito essa paixão

Você, como vai?
Você, como vai?
Você, como vai?

Você, como vive?
Quem vive em meu lugar?
Quem faz você sorrir?
E por quem você chora?

E quem te enxuga as lágrimas?
Quem não te deixa só?
Quem te pergunta agora?

Você, como vai?
Você, como vai?
Você, como vai?

Você, como vai?
O tempo não passou pra nós
Nada mudou, estou aqui, tudo é igual

Você, como vai?
Eu vou vivendo a vida só
O tempo passa, o que fazer, não te esqueci

Nenhum comentário: