terça-feira, 19 de abril de 2011

1941



Em 1941, o mundo chegava ao segundo ano da lastimável Segunda Guerra Mundial. De um lado, o Nazismo de Hitler e o Fascismo de Mussolini mesclavam a busca por áreas de influência na Ásia e na África - através da ocupação e da rendição das tropas de cada local. Neste ano, a Europa viveu um dos efeitos do Holocausto: nos territórios ocupados pela Alemanha, judeus que tinham mais de seis anos eram obrigados a usar a Estrela de Davi e a palavra "judeu" no centro.

Do outro, os países Aliados capitaneados pelo Império Britânico passavam a ter o decisivo apoio dos Estados Unidos e da União Soviética. Os americanos entraram na Segunda Guerra Mundial depois de 7 de dezembro de 1941. Naquela data, a Marinha Imperial Japonesa atacou a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. O ataque causou a morte de 2.043 militares e 68 civis, além da destruição de 11 navios e 188 aviões.


Em 1941, o Brasil vivia sob o poder do Estado Novo, governo totalitário imposto por Getúlio Vargas desde 1937. Entretanto, seu regime, que por algum tempo se mostrou influenciado pelo nazi-fascismo, teve uma decisiva mudança política em 1941. Em 9 de abril daquele ano, foi fundada a Companhia Siderúrgica Nacional, usina criada após um acordo entre Brasil e Estados Unidos. Em troca do dinheiro norte-americano para investir na companhia de siderurgia, o país fornecia aço para os Aliados. Com isto, Getúlio Vargas rompeu relações diplomáticas com Itália e Alemanha. O Brasil também passa a ter em 1941 a Justiça do Trabalho, criada no dia primeiro de maio deste ano.

O Campeonato Carioca de Futebol de 1941 teve um curiosíssimo regulamento: a competição teve exatos QUATRO TURNOS. Nos dois primeiros, 10 clubes se enfrentavam em turno único. Após isto, seis clubes disputavam os dois turnos seguintes. Com isto, a competição durou de maio a novembro daquele ano.

A decisão, entre Flamengo e Fluminense, aconteceu na Gávea, e entrou para a história como "o Fla-Flu da Lagoa". O tricolor das Laranjeiras abriu dois gols de vantagem, com Pedro Amorim e Russo. Dois gols de Pirilo deram o empate ao rubro-negro. Reza a lenda que nos últimos cinco minutos, os jogadores do Fluminense tentavam manter sua favorável vantagem do empate de uma forma excêntrica: seus jogadores isolavam repetidamente a bola na Lagoa Rodrigo de Freitas, que é ao lado do estádio flamenguista. A "estratégia" deu certo e o Fluminense chegou ao bicampeonato com o empate em 2 a 2. 1941 foi o primeiro ano no qual o Campeonato Carioca foi disputado seguindo as regras utilizadas pela FIFA: dois tempos de 45 minutos e sem substituições. Desde abril daquele ano, com o Decreto-Lei 3.199 do governo Getúlio Vargas, as bases da organização de desportos de todo o país foram estabelecidos.

Em São Paulo, o Palestra Itália disputou seu último Campeonato Paulista no ano de 1941 - ficou em terceiro lugar, e a competição foi vencida pelo Corinthians. A partir do ano seguinte, o clube (que havia sido fundado em 1914) passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras. A mudança de nome aconteceu porque, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial em 1942 - apoiando os Aliados liderados pelos britânicos - o clube sofresse perseguições por sua descendência italiana.

O receio de perseguição por descendência italiana também chegou a Minas Gerais. O Palestra Itália mineiro disputou em 1941 uma de suas últimas edições do Campeonato Estadual - mas não conseguiu chegar ao bicampeonato, pois a competição daquele ano foi vencida pelo Atlético. A partir de setembro de 1942, ele se tornou o Cruzeiro Esporte Clube.

Em 1941, o mundo assiste à estreia de Cidadão Kane, filme de Orson Welles, os Estados Unidos veem a primeira montagem de Mãe Coragem e seus filhos, assinada por Bertold Brecha. O Brasil, que via teatros de revista, começa a ver mais cinema nacional. A partir de 18 de setembro de 1941, começa a funcionar a Atlântida Cinematográfica, que seria responsável por uma fase muito bonita do cinema nacional: a das chanchadas, que misturavam comédias estreladas por Grande Otelo e Oscarito com bons números musicais. Tudo a partir do filme Moleque Tião.

E como a televisão ainda chegaria ao país dentro de nove anos, o país colocava todas as suas atenções nos rádios, com suas músicas, suas radionovelas e seus programas de auditório. Locais por onde passeavam cantores como Emilinha Borba, Marlene, Cauby Peixoto, e tantos, tantos outros...

E neste turbilhão de emoções, 1941 também apresentou ao mundo ROBERTO CARLOS. Há 70 anos, no pequeno Cachoeiro, o destino da música brasileira começava a ganhar mais um caminho. Um caminho que foi além dos horizontes da "capital secreta do mundo" (como chamam os cachoeirenses). Ganhou o Rio de Janeiro nas tentativas de cantor iniciante e no conjunto Sputnicks. Ganhou carreira solo, lampejos de Bossa Nova, até chegar ao iê-iê-iê e à Jovem Guarda de São Paulo.

Pra depois, ganhar a coroa de Rei. Uma alegoria criada num programa do Chacrinha, mas que todos passamos a seguir, dançando conforme sua música. Do rock, do soul, do romantismo, do pop e de tantos estilos que passeiam por este estilo de música resumido a ROBERTO CARLOS.

Assim como alguém disse há exatos 70 anos: PARABÉNS, ROBERTO CARLOS!

Abraços a todos, Vinícius.

COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ - Roberto Carlos

Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você

E não ha nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você

Nem mesmo o céu, nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor, nem mais bonito

Me desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você

Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você

Mas como é grande o meu amor por você...

Nenhum comentário: