sexta-feira, 4 de março de 2011

Desconstruindo A simplicidade de um rei - 3



Olá, amigos.

Em plena sexta-feira de Carnaval, encerramos a nossa "desconstrução" do samba A simplicidade de um rei, trazendo as últimas estrofes do samba que na segunda-feira a Beija-Flor de Nilópolis vai apresentar na avenida. Esta parte traz outras características da safra interpretada por Roberto Carlos em seus 70 anos de vida:

No mar navegam emoções
Sonhar faz bem aos corações
Na fé com o meu Rei seguindo
Outra vez estou aqui vivendo esse momento lindo
De todas as Marias vêm as bênçãos lá do céu
Do samba faço oração, poema, emoção!


Além de RC sempre declarar que gosta de passear pelos mares, desde a década de 2000 ele passou a fazer o Projeto Emoções em Alto-Mar. Geralmente realizados em fevereiro, os cruzeiros passeiam pela costa brasileira e têm, dentre suas atrações, um show de Roberto.

A última parte fala sobre a religiosidade, vertente que começou na obra de Roberto Carlos em 1970, com Jesus Cristo, e apresentou várias "mensagens" que citam Deus, Jesus e Nossa Senhora. As bênçãos lá do céu citadas no samba são todas as Nossas Senhoras, que, segundo RC, são a mesma mãe de Deus.

Oração, poema, emoção... E muito samba certamente nos espera a passagem de Roberto Carlos pela Marquês de Sapucaí. A Beija-Flor de Nilópolis encerrará o carnaval do Rio de Janeiro em 2011 - e seu desfile está previsto para ocorrer entre as 2h25 e 3h50 da madrugada de segunda para terça-feira. Por isto uma força nos leva a cantar o refrão:

Meu Beija-Flor, chegou a hora
De botar pra fora a felicidade
A alegria de falar do Rei
E mostrar pro mundo essa simplicidade


Seguem outras letras que apareceram no samba-enredo que a Beija-Flor escreveu para RC! Na foto, Roberto, em 2009, no camarote da Sapucaí. Dois anos depois, ele se prepara para passear pela avenida.

Abraços a todos, Vinícius.

*****

COMANDANTE DO SEU CORAÇÃO - Roberto e Erasmo

Sei que você sabe bem o que faz e o que quer
Respeito o direito de toda mulher
Mas no amor os direitos são do coração
Tenho direito de ser e sonhar o que quero
Te amo e você sabe o que espero
Você livre e solta, mas na minha mão

Posso ser meio antiquado, quem sabe, não sei
Um amante à antiga como já falei
Mas não posso mudar, foi assim que aprendi
Que no amor cada um é o dono do outro
Quem ama demais sempre quer mais um pouco
É assim que eu te quero, desde que te vi

Deixa eu pensar que sou dono do seu coração
Me deixar ser levado por essa ilusão
Entrar na sua vida, cuidar dos seus sonhos
Deixa eu pensar que sou tudo o que você mais quer
Que você numa boa faz o que eu quiser
Que me ama e não sabe me dizer que não

Mas se você quiser, tomo conta de tudo
Desatraco esse barco, traço o nosso rumo
E o caminho do amor eu sei a direção
Quero navegar com você nos mares da emoção
Desviar das tristezas e da solidão
Ser o comandante do seu coração

Deixa eu pensar que sou dono do seu coração
Me deixar ser levado por essa ilusão
Entrar na sua vida, cuidar dos seus sonhos
Deixa eu pensar que sou tudo o que você mais quer
Que você numa boa faz o que eu quiser
Que me ama e não sabe me dizer que não

Mas se você quiser tomo conta de tudo
Desatraco esse barco, traço o nosso rumo
E o caminho do amor eu sei a direção
Quero navegar com você nos mares da emoção
Desviar das tristezas e da solidão
Ser o comandante do seu coração

Ser o comandante do seu coração
Quero ser o comandante do seu coração
Ser o comandante do seu coração
Quero ser o comandante do seu coração...

*****

FÉ - Roberto e Erasmo

Na linha do horizonte
Do alto da montanha
Por onde quer que eu ande
Esse amor me acompanha

A luz que vem do alto
Aponta o meu caminho
É forte no meu peito
Eu não ando sozinho

Te vejo pelos campos
Te sinto até nos ares
Te encontro nas montanhas
E te ouço nos mares

Você é meu escudo
Você pra mim é tudo
Minha fé me leva até você

Pra quem te traz no peito
O mundo é mais florido
A vida aqui na Terra
Tem um outro sentido

Eu ando e não me canso
Esqueço a minha cruz
Firme nesse rumo
Que a você me conduz

Em todos os momentos
Que eu olho pro espaço
Sou forte e minha fé
Me faz um homem de aço

Você é meu escudo
Você pra mim é tudo
Minha fé me leva até você...

*****

TODAS AS NOSSAS SENHORAS - Roberto e Erasmo

Quando eu me sinto aflito
Nossa Senhora da Paz
Me dá sua mão, me acalma
Tranqüilidade me traz
Se uma lágrima me rola
E o pranto eu não contenha
Choro nas escadarias
De Nossa Senhora da Penha
Nossa Senhora de Fátima
Peço que a alegria venha

Se o perigo me preocupa
Eu tenho fé, não me alarmo
Tenho meu escapulário
Nossa Senhora do Carmo
Senhora dos Navegantes
Da Boa Viagem me guia
Pelos ares, terra e mares
Me ampara, me auxilia
Me livra das tempestades
Nossa Senhora da Guia

Minha Mãe Nossa Senhora
Somos todos filhos seus
Todas as Nossas Senhoras
São a mesma Mãe de Deus

Minha Mãe Nossa Senhora
Somos todos filhos seus
Todas as Nossas Senhoras
São a mesma Mãe de Deus

Sou romeiro e no seu dia
Na multidão, Mãe querida
Me ajoelho e rezo
Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora da Glória
De Lourdes, de Nazaré
Virgem Santa da Saúde
Da Boa Nova e da Fé

Minha Mãe, tanta bondade
Hoje eu sei o que é

Nossa Senhora das Graças
Da Confiança e da Luz
Senhora da Lampadosa
Rogai por nós a Jesus
Virgem esposa imaculada
Do Espírito Santo adorável
Mãe, rainha e vencedora
Três vezes admirável
Nossa Senhora do Brasil
Do seu povo inseparável

Senhora da Rosa Mística
Das Dores, da Conceição
De Guadalupe e Medjugore
E do nosso coração

Minha Mãe Nossa Senhora
Somos todos filhos seus
Todas as Nossas Senhoras
São a mesma Mãe de Deus...

Nenhum comentário: