terça-feira, 1 de março de 2011

Desconstruindo A simplicidade de um rei - 2



Olá, amigos.

Seguindo a "desconstrução" do samba-enredo A simplicidade de um rei, vamos agora apresentar agora mais algumas músicas citadas na canção que ficará na boca dos súditos do sambódromo e de todo o Brasil daqui a uma semana. As estrofes apresentadas hoje são:

Quando o amor invade a alma... É magia
É inspiração pra nossa canção... Poesia
O beijo na flor é só pra dizer
Como é grande o meu amor por você!

Nas curvas dessa estrada a vida em canções
Chora, viola, nas veredas dos sertões
Lindo é ver a natureza
Por sua beleza clamou em seus versos


Talvez os versos mais inspirados desta parte sejam "o beijo na flor é só pra dizer como é grande o meu amor por você", que trazem uma ambiguidade interessantíssima: além da Beija-Flor, eles recordam o ritual de Roberto Carlos a cada show: beijar rosas para jogá-las ao seu público - e com direito a citar o título de uma das músicas mais pedidas no repertório dele (Como é grande o meu amor por você). A outra estrofe cita uma paixão constante na obra de RC: a velocidade. "Nas curvas dessa estrada", de Santos, com carros, caminhões, poeira, estrada, tudo, tudo...

As veredas dos sertões seriam referências tanto à homenagem recente do show Emoções Sertanejas quanto às músicas de safra sertaneja que Roberto Carlos fez. Em seguida, vem outra citação à versatilidade do repertório de RC - a homenagem à natureza, com toda a beleza que suas canções ecológicas trazem.

Seguem novas letras simbolizadas em A simplicidade de um rei! Na foto, Roberto Carlos em registro presente no seu LP de 1989 - trazendo a pena que mostrava sua preocupação com a natureza.

*****

COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ - Roberto e Erasmo

Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você

E não ha nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você

Nem mesmo o céu, nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor, nem mais bonito

Me desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você

Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você

*****

AS CURVAS DA ESTRADA DE SANTOS - Roberto e Erasmo

Se você pretende saber quem eu sou
Eu posso lhe dizer
Entre no meu carro na Estrada de Santos
E você vai me conhecer

Você vai pensar que eu
Não gosto nem mesmo de mim
E que na minha idade
Só a velocidade anda junto a mim

Só ando sozinho e no meu caminho
O tempo é cada vez menor
Preciso de ajuda, por favor me acuda
Eu vivo muito só

Se acaso numa curva
Eu me lembro do meu mundo
Eu piso mais fundo, corrijo num segundo
Não posso parar

Eu prefiro as curvas da Estrada de Santos
Onde eu tento esquecer
Um amor que eu tive e vi pelo espelho
Na distância se perder

Mas se amor que eu perdi
Eu novamente encontrar, oh
As curvas se acabam e na Estrada de Santos
Não vou mais passar
Não, não vou mais passar, oh...

*****

O PROGRESSO - Roberto e Erasmo

Eu queria poder afagar uma fera terrível
Eu queria poder transformar tanta coisa impossível
Eu queria dizer tanta coisa
Que pudesse fazer eu ficar bem comigo
Eu queria poder abraçar meu maior inimigo

Eu queria não ver tantas nuvens escuras nos ares
Navegar sem achar tantas manchas de óleo nos mares
E as baleias desaparecendo
Por falta de escrúpulos comercias
Eu queria ser civilizado como os animais

Eu queria ser civilizado como os animais

Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo
E das águas dos rios os peixes desaparecendo
Eu queria gritar que esse tal de ouro negro
Não passa de um negro veneno
E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos

Eu não posso aceitar certas coisas que eu não entendo
O comércio das armas de guerra da morte vivendo
Eu queria falar de alegria
Ao invés de tristeza mas não sou capaz
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais
Eu queria ser civilizado como os animais

Não sou contra o progresso
Mas apelo pro bom senso
Um erro não conserta o outro
Isso é o que eu penso

Nenhum comentário: