domingo, 1 de maio de 2011

Top 10 de RC, por Vinícius Faustini - 1977




Olá, amigos.

No terceiro post do meu "TOP 10" da discografia de Roberto Carlos, salto para outra década da obra de RC. E foram nos anos 70 que vieram suas obras mais cultuadas por crítica e público, e também mais relembradas em seus recentes shows.

O LP acima vem do ano de 1977, e reúne em 12 faixas um Roberto cantando todas as faces do amor e no relato de situações amorosas. Mas o disco abre cantando a amizade. Se três anos antes ele cantou "eu quero ter um milhão de amigos", em 1977 RC interpretava a homenagem ao primeiro amigo, a seu "amigo de fé e irmão camarada", parceiro de jornada, letra e música, o amigo Erasmo Carlos. E hoje, três décadas depois, "Amigo" continua a ser a música que as pessoas cantam para declarar uma grande amizade - e a versão em espanhol da música chegou a ser cantada por milhares de mexicanos em uma recepção ao então Papa, João Paulo II.

O fim de amor aparece com freqüência nas letras do disco, mas sob vários pontos de vista do homem. Em "Nosso amor", de Mauro Motta e Eduardo Ribeiro (pseudônimo de Evandro Ribeiro, produtor dos discos de RC entre 1963 e 1983), ele lamenta o fim, mas, em meio às lágrimas causadas pelo vazio, se diz feliz por ter podido se entregar a um amor que considera toda sua vida. Já em "Falando sério", escrita por Maurício Duboc e Carlos Colla, o ponto final é decidido por um homem que tem receio de sofrer novamente, e, em especial, não deseja uma noite, nem ser mais um a passar pela cama de uma mulher. E até mesmo no cancioneiro latino RC foi achar a confissão de quem amou apenas uma vez na vida - "Solamente una vez", de Agustin Lara.

A safra de Roberto e Erasmo também destacou histórias de despedida. É o caso de "Não se esqueça de mim", belíssima canção que no fim da década de 1990 foi redescoberta em uma excelente leitura por Nana Caymmi (com participação de Erasmo) e na qual há o pedido de estar ao menos por um momento no pensamento de quem amou, e também na música que encerra o LP: "Sinto muito, minha amiga", cujas palavras tentam abrandar as culpas e ainda acenam com a possibilidade de uma amizade. Mas foi da autoria de Isolda o maior dos casos, o que não foi mais esquecido do repertório de RC. "Outra vez" é a mais completa confissão de um amor que virou saudade, com todos os planos e enganos da maldade que só fez bem.

O ano de 1977 também reservou um grande momento para ouvintes de Roberto Carlos. Depois de "Proposta", "Seu corpo" e "Os seus botões", Roberto e Erasmo fizeram sua definitiva canção do repertório mais "sensual" - "Cavalgada", que em palavras disse a ousadia e a poesia de uma noite a dois.

Os "velhos tempos, belos dias" da Jovem Guarda retornaram à memória nos versos de "Jovens tardes de domingo", e em outras duas homenagens mais sutis. Uma delas encerrou o lado A do LP, a gravação de "Ternura", sucesso da maninha Wanderléa (até hoje chamada de "Ternurinha"). A outra é a gravação de "Pra ser só minha mulher", assinada pelo "Príncipe" da Jovem Guarda, Ronnie Von (com quem a mídia dizia que RC teria uma rivalidade), e por Tony Osanah.

Mas deste LP de 1977 destaco uma música entregue por Caetano Veloso. Trata-se de uma das letras que mais definem Roberto Carlos - o artista que faz uma legião de pessoas brilharem em cântico regidas por suas emoções, pois ele canta somente o que não pode mais se calar. Ou, em outras palavras, é (assim como este réu confesso que vos escreve) muito romântico...

Segue a letra!

Abraços a todos, Vinícius.

MUITO ROMÂNTICO - Caetano Veloso

Não tenho nada com isso, nem vem falar
Eu não consigo entender sua lógica
Minha palavra cantada pode espantar
E a seus ouvidos parecer exótica

Mas acontece que eu não posso me deixar
Levar por um papo que já não deu, não deu
Acho que nada restou pra guardar ou lembrar
Do muito ou pouco que houve entre você e eu

Nenhuma força virá me fazer calar
Faço no peito soar minha sílaba
Canto somente o que pede pra se cantar
Sou o que soa, eu não douro pílula

Tudo o que eu quero é um acorde perfeito, maior
Com todo muito podendo brilhar num cântico
Canto somente o que não posso mais se calar
Noutras palavras, sou muito romântico

Noutras palavras, sou muito romântico
Eu não consigo entender sua lógica
Noutras palavras, sou muito romântico...

7 comentários:

Anônimo disse...

Que houve com o blog? Acabou? Férias? Que pena.

C. Marley disse...

Nobre colega Vincius,

Mesmo estando inoperante a tanto quero, venho aqui para deixar os meus votos de um Feliz Natal e um Ano de muita paz, sucesso e prosperidade.

Estamos sentindo falta das suas materias.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Hello. [url=http://blue-pil.com/item/cialis.html]order cialis[/url] hold this deals [url=http://ph-pills.com/en/item/generic_alli.html]diet[/url]

Anônimo disse...

Scharfe Teens ab 18 live hinter der eigenen livecam.
Willst du es ihnen besorgen? Melde dich jetzt kostenlos an und du erhälst gleich 50 Coins für die liveshow umsonnst!
Geniesse versaute [b][url=http://free-teen.org]Teen Webcams[/url][/b]. Gerade erst 18 und schon so neugierig.

[url=http://worldofopinion.com/Forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=48982]Live Teens[/url]
[url=http://kapoo.com.br/forum/viewtopic.php?f=30&t=403189]Teens ab 18[/url]
[url=http://causesofinfertility.net/images/guest/index.php?showforum=1]Free Teen[/url]

[url=http://moneylend.ru/c104e38ed08271b3a2de3be0fe180760/guest/index.php?showforum=]Teen Tube[/url]
[url=http://community.kinmen.org.tw/qionglin/modules/newbb/newtopic.php?forum=7]Teen Dating[/url]
[url=http://babywearingireland.ie/Forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=57249]Teen Livecam[/url]

http://how2dotcom.how2dotcom.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=18395 http://www.rumplefest.com/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=51404 http://79.143.186.27/user/LiveTeens/ sexcam[/url]

Sherwani disse...

If everyone was like you the globe would be a significantly far better location to live in. Terrific insight, keep up the excellent operate.

Pakistani dresses disse...

Thanks for sharing such a fastidious opinion, paragraph is fastidious, thats why i have read it entirely….

Roberto carlos disse...

Não devia ter fim esse blog