quarta-feira, 31 de março de 2010
Emoções Sertanejas - PAULA FERNANDES E DOMINGUINHOS
Olá, amigos.
A série Emoções Sertanejas continua contando um pouco da trajetória de cada artista que foi ao palco do Ginásio do Ibirapuera para homenagear Roberto Carlos no tributo que em breve vai ao ar na TV Globo. Hoje é a vez de mostrar um encontro das águas da música sertaneja.
Na voz, PAULA FERNANDES, uma cantora e compositora nascida em Sete Lagoas que lançou seu primeiro disco aos dez anos. Na época, ela se destacava no interior de Minas Gerais, por seu talento musical e como apresentadora do programa de rádio Criança esperança. Por algumas vezes, chegou a cantar na televisão, no programa Paradão Sertanejo, exibido na afiliada mineira da TV Bandeirantes.
Depois de mudar-se para São Paulo, a cantora lançou seu segundo disco, Ana Rayo, e foi apresentada a Marcus Viana, um autor de músicas de novela que tem na bagagem trilhas das novelas Pantanal e O clone e da minissérie A casa das sete mulheres. Com o disco Canções do vento sul, a cantora foi indicada ao Prêmio TIM de Música Brasileira no ano de 2006 como Melhor Cantora.
Após muitos discos autorais e voltados para o estilo country, Paula Fernandes se aventurou no repertório internacional em 2006, gravando músicas como Angel, The boxer e Dust in the wind (esta era o nome do disco). Dois anos depois, já em nova gravadora, a cantora lançou o disco Pássaro de fogo, onde, além da faixa-título, se destacaram as canções Meu eu em você, Chuva chover, Espaço sideral (com participação de César Menotti e Fabiano) e Cheiro de mato (em dueto com Almir Sater), que foi tema da novela Paraíso, da TV Globo.
O violão de Paula Fernandes teve como companhia a sanfona de DOMINGUINHOS. José Domingos de Morais começou a tocar sanfona aos seis anos, e depois de muito tempo se apresentando com o apelido de Neném, seu padrinho musical Luiz Gonzaga recomendou o nome com o qual ele se consagrou. E foi com Gonzagão que ele teve sua primeira gravação - Moça de feira, tocando sanfona junto com o Rei do Baião.
Mais tarde, Dominguinhos conheceu no Espírito Santo os artistas Borborema e Miudinho e passou a formar o Trio Nordestino. Foram anos tocando em bares, churrascarias e boates e passou a conhecer outros ritmos. Mas a música nordestina sempre o chamava, e através de sua sanfona foi chamado para conhecer toda a boa música brasileira - Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil (que gravou sua música mais conhecida, Eu só quero um xodó, feita em parceria com Anastácia), Chico Buarque e participou do primeiro disco de Elba Ramalho.
Elba retribuiu mais tarde, tornando a música De volta pro meu aconchego um grande sucesso, em especial por ela fazer parte da trilha da novela da TV Globo Roque Santeiro. Na mesma trilha, Dominguinhos emplacou a gravação de Isso aqui tá bom demais, com participação de Chico Buarque. Seu lado compositor também foi homenageado com as leituras de Quem me levará sou eu por Fagner e de Lamento sertanejo por Maria Bethânia.
Em mais de 50 anos de carreira, são 54 discos gravados e participação, shows pelo país afora e ser considerado por muitos como o melhor sanfoneiro do mundo (Elba Ramalho, Gilberto Gil e Chico Buarque são alguns dos que confirmam esta certeza).
Em tamanha trajetória, há momentos de encontros e desencontros entre Dominguinhos e Roberto Carlos. No ano de 1984, o sanfoneiro fez em parceria com Chico Buarque a música Tantas palavras, encomenda do próprio RC. No entanto, Roberto não a aceitou, dizendo que a música era linda, mas não era para ele. Em 1997, Dominguinhos convidou vários artistas como Chico Buarque, Gal Costa, Elba Ramalho e Gilberto Gil para um tributo a Luiz Gonzaga intitulado Dominguinhos e convidados cantam Luiz Gonzaga. Somente a faixa Asa Branca trouxe o sanfoneiro cantando sem convidado. Para esta faixa estava reservada para Roberto Carlos, mas o cantor não participou.
Em compensação, os dois se encontraram em dois discos de Roberto Carlos. E, curiosamente, na mesma música. A canção O baile da fazenda teve a sanfona de Dominguinhos como par constante no forró feito em 1998. Mas a regravação de 2005, num ritmo mais voltado para o country, teve um destaque um pouco mais tímido.
Só que a sanfona dele também esteve presente no Emoções Sertanejas. E o tributo proporcionou o encontro entre PAULA FERNANDES, uma artista em ascensão no cenário da música brasileira, e DOMINGUINHOS, um dos maiores músicos deste país. Tudo na mesma boleia de caminhão de RC.
Segue a letra! Na foto, Paula Fernandes e Dominguinhos.
Abraços a todos, Vinícius.
CAMINHONEIRO (Gentle on my mind) - John Hartford (versão de Roberto e Erasmo)
Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais
Porque eu penso nela no caminho
Imagino seu carinho
E todo o bem que ela me faz
A saudade então aperta o peito
Ligo o rádio e dou um jeito
De espantar a solidão
Se é de dia eu ando mais veloz
E à noite todos os faróis
Iluminando a escuridão
Eu sei
`Tô correndo ao encontro dela
Coração `tá disparado
Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela
Eu sei
Todo dia nessa estrada
Do volante eu penso nela
Já pintei no para-choque
Um coração e o nome dela
Já rodei o meu país inteiro
Como bom caminhoneiro
Peguei chuva e cerração
Quando chove o limpador desliza
Vai e vem no parabrisa
E bate igual, meu coração
Doido pelo doce do seu beijo
Olho cheio de desejo
Seu retrato no painel
É no acostamento dos seus braços
Que eu desligo meu cansaço
E me abasteço desse mel
Eu sei
Tô correndo ao encontro dela
Coração tá disparado
Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela
Eu sei
Todo dia nessa estrada
No volante eu penso nela
Já pintei no para-choque
Um coração e o nome dela
Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais
Olho o horizonte e vou em frente
Tô com Deus e vou contente
Meu caminho eu sigo em paz
Eu sei
Tô correndo ao encontro dela
Coração tá disparado
Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela
Eu sei
Todo dia nessa estrada
No volante eu penso nela
Já pintei no para-choque
Um coração e o nome dela
O nome dela…
O nome dela…
O nome dela…
O nome dela…
P.S.: AMANHÃ é o dia! A TV Globo transmite logo depois da novela Viver a vida o especial Emoções Sertanejas. É RC abrindo a nova programação da emissora para 2010.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Oi Vivícius,
você ja viu o site www.ummilhaodeamigos.com.br
é um karaoke para homenagear o Rei Roberto carlos. Como você é fã, achei que gostaria de conhecer.
foi o melhor especial de todos, parabéns ao rei roberto e a todos os sertanejos que participaram, em especial a : PAULA FERNADES E DOMIGUINHOS.
Não conhecia a Paula Fernandes. Que voz bonita que ela tem! Além de ser muito bonita tb. O Show foi.... EMOCIONANTE!! Adorei!
Lindo o especial EMOÇÕES SERTANEJAS e parabéns a Paulo Fernades belissima voz. Parabéns.
Gostei demais do especial da ultima quinta-feira... e principalmente da Paula Fernandes que é um show.
adorei a voz dela, da paula fernandes, super afinada. Talentos que devem ser conhecidos por todo Brasil.
parabéns pelo blog.
é sem dúvidas uma das melhores cantoras brasileira...interpreta muito......
Perfeito, sem palavras.
adorooo vc paula fernands espero um dia nos podemos se conhecer, sou muito seu fã parabéns a vc , vc mesmo de mais.
Oi, Vinícius!
Gosto de musicas e gostaria de saber se a Paula Fernandes é
filha de Roberto Carlos.
Oi paula fernandes . Tudo bem com voce eu acho voce a melhor cantora do brasil e alem de cantar muito bem ainda e muito linda e o meu sonho e um dia ti conhecer espero um dia realizar
Postar um comentário