quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Roberto Carlos em capítulos - EXPLODE CORAÇÃO




Olá, amigos.

A série Roberto Carlos em capítulos apresenta hoje mais um episódio da ligação da obra de RC com a teledramaturgia brasileira. Desta vez, para uma trama do horário das 20h30.



No ar a partir de 6 de dezembro de 1995, EXPLODE CORAÇÃO. causou muita polêmica nos bastidores. Glória Perez mostrou o povo cigano, de onde vinha Dara (vivida por Tereza Seiblitz), que quebrava uma tradição secular ao negar se casar com seu noivo prometido - Igor (atuação lamentável de Ricardo Macchi). Sua família tinha reações
diferentes à atitude de Dara: os pais dela, Lola e Jairo (memoráveis atuações de Eliane Giardini e Paulo José), enquanto a irmã Ianca (interpretada por Leandra Leal) achava o cenário ideal para lutar pelo amor do rapaz.





Pioneira em narrar o amor em tempos cibernéticos, a autora colocou Dara em contato com o empresário Júlio Falcão (papel de Edson Celulari). Sedutor e mesquinho, Júlio vivia um casamento de aparências com Vera (vivida por Maria Luiza Mendonça) e tinha um caso com a prima dela, Eugênia (feita por Françoise Fourton). Uma cena de amor dos
protagonistas levou uma advogada cigana a entrar na Justiça contra a emissora: ela dizia que a novela depreciava seu povo e suas tradições (dentre elas, a que impõe virgindade a todas as mulheres solteiras). Ela conseguiu uma liminar para impedir a exibição da cena, mas a Rede Globo recorreu e pôde passá-la sem cortes.



O amor entre pessoas que se conheciam através da Internet (então pouco difundida no país) também foi tema dos personagens Ione e Edu (respectivamente, Deborah Evelyn e Cássio Gabus Mendes). Em seu papel de estreia, o ator Floriano Peixoto se destacou como o homossexual Sarita Witt, mas seu personagem foi alvo de protestos de grupos gays, que não aceitavam o fato de não estar definido o seu "comportamento" -
não era específico se ele se tratava de um travesti, um transformista ou um transexual.

O núcleo pobre trouxe personagens memoráveis. Rogério Cardoso e Regina Dourado tiveram atuações hilárias como a dupla Salgadinho e Lucineide. Alguns meses depois do fim de Explode coração (seu fim foi ao ar em 4 de março de 1996), Rogério se candidatou a vereador com o nome de Salgadinho. Guilherme Karan também esteve ótimo no papel de Bebeto "A jato", um fã e cover de Elvis Presley.

Glória Perez usou outra personagem do núcleo pobre para fazer a campanha social desta novela. O filho de Odaísa (vivida por Isadora Ribeiro), Gugu (o menino Luiz Cláudio Júnior), desaparecia. Ela então ia para o bairro da Cinelândia e se juntava a mães que buscavam notícias de crianças desaparecidas. No decorrer dos capítulos apareciam inserções de mães da vida real (as Mães da Cinelândia) fazendo apelos por seus filhos, e a cada encerramento de capítulo eram apresentadas fotos de crianças que tinham desaparecido. As estatísticas afirmam que no período de exibição da novela foram localizadas 64 crianças que estavam desaparecidas.

Ao final da novela, Gugu era achado. Geraldo (papel de Gracindo Júnior), homem que havia se envolvido com Odaísa, havia raptado o menino para vendê-lo a um casal de alemães.



Foi na voz de Simone que a música de Roberto e Erasmo esteve presente em Explode coração. Lançada por RC originalmente em seu LP de 1982, ela foi tema da Eugênia de Françoise Fourton, a amante obcecada por Júlio Falcão.

Segue a letra! Na foto, o povo cigano da novela.

Abraços a todos, Vinícius.

PENSAMENTOS - Roberto e Erasmo

Pensamentos que me afligem
Sentimentos que me dizem
Dos motivos escondidos
Na razão de estar aqui

As perguntas que me faço
São levadas ao espaço
E de lá eu tenho todas
As respostas que eu pedi

Quem me dera que as pessoas que se encontram
Se abraçassem como velhos conhecidos
Descobrissem que se amam
E se unissem na verdade dos amigos

E no topo do universo uma bandeira
Estaria no infinito iluminada
Pela força desse amor, luz verdadeira
Dessa paz tão desejada

Pensamentos que me afligem
Sentimentos que me dizem
Dos motivos escondidos
Na razão de estar aqui

E eu penso nas razões da existência
Contemplando a natureza nesse mundo
Onde às vezes aparentes coincidências
Têm motivos mais profundos

Se as cores se misturam pelos campos
É que flores diferentes vivem juntas
E a voz dos ventos na canção de Deus
Responde todas as perguntas

Pensamentos que me afligem
Sentimentos que me dizem...

Pensamentos que me afligem
Sentimentos que me dizem...

Nenhum comentário: