quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Roberto Carlos, um estilo de música - SALSA
Olá, amigos.
A série Roberto Carlos, um estilo de música prossegue a contar todos os estilos musicais que fazem parte da safra de RC. E hoje, mostramos mais um ritmo internacional que passou por aqui.
Surgida em Cuba durante a década de 1960, a SALSA foi influenciada pelo ritmo do mambo (muito popular na década anterior), mas adicionando características de ritmos afro-caribenhos. Além do mambo, tem traços da rumba e do son motuno de Cuba, do calipso de Trinidad e Tobago, do merengue da República Dominicana e da cumbia colombiana. Há também influências do rock americano e do reggae da Jamaica.
Tudo temperado para formar boa música e uma sonoridade que colocasse uma mistura de ritmos com sabor "latino-americano". Daí decidiram colocar este nome, que, na língua castelhana, significa "tempero". A salsa teve seus primeiros passos em Nova Iorque e seguiu para países de língua espanhola - seus expoentes são Frankie Ruiz, Celia Cruz e, em especial, Tito Puente.
Com o decorrer das décadas, a salsa foi se tornando mais popular, o que para muitos foi definido como uma traição ao movimento - o ritmo, que era das ruas, foi reduzido a características meramente comerciais. Também ganhou destaque a "salsa erótica", vista por críticos musicais como machistas. Atualmente, destacam-se como artistas do gênero a orquestra Guayacán, o grupo Niche e o cantor Joe Arroyo, todos da Colômbia, além do surgimento do estilo "salsa y merengue" - popularizado na década de 1990, num fenômeno que chegou até o Brasil graças à novela Salsa e merengue, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, que a TV Globo exibiu em 1997 no horário das 19h. Nesta época, o ex-Menudo Ricky Martin era o grande expoente.
Roberto Carlos navegou no estilo da salsa numa canção muito peculiar. Para seu LP de 1992, RC decidiu escrever com Erasmo uma homenagem às mulheres de baixa estatura. Em seu especial daquele ano, Roberto confessou que achava que ia escrever para uma minoria, mas uma pesquisa comprovou que na época havia "mais de 20 milhões de mulheres abaixo de 1,60m" no Brasil.
Segue a letra! Na foto, Roberto Carlos apresentando a canção, que vem fazendo parte de seus shows atualmente.
Abraços a todos, Vinícius.
MULHER PEQUENA - Roberto e Erasmo
Quando uma mulher pequena
Vem falar no meu ouvido
O meu coração dispara
Chega até a fazer ruído
Fica na ponta dos pés
Se pendura como louca
Olha o céu e fecha os olhos
Pra ganhar beijo na boca
Depois do beijo na boca
Sua mão leve desliza
Pelos pelos do meu peito
Dentro da minha camisa
Quando a coisa fica quente
Ai, essa mulher me usa
Quero só que se arrebente
Algum botão da sua blusa
Não há roupa que se aguente
E nenhum botão que dure
Esse amor que a gente sente
Não há nada que segure
Gosto de você, pequena
Esse beijo me alucina
Coisa de mulher gostosa
Com um jeito de menina
Ai, ai, ai...
Ai, essa voz doce e serena
Essa coisa delicada
Coisa de mulher pequena
Ai, ai, ai...
Ai, essa voz doce e serena
O meu coração dispara
Por você, mulher pequena...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bicho,dar uma olhada lá no blog
pareinacontramao.blogspot.com
Abraços
Carlos André
Postar um comentário